Colégios estaduais promovem atividades pedagógicas em homenagem à Semana da Pátria 

De atividades em sala a desfiles, as escolas estaduais promovem ações durante esta semana para celebrar a Independência do Brasil e explorar a criatividade e o senso coletivo dos alunos.
Publicação
03/09/2025 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As escolas da rede estadual do Paraná estão trabalhando nesta semana atividades especiais em sala de aula para valorizar a Semana da Pátria, resgatar o significado dos símbolos nacionais e promover uma reflexão entre alunos e comunidade escolar. Mais do que o hasteamento da bandeira e os desfiles cívicos, os professores propõem trabalhos manuais com os estudantes para trabalhar, de forma criativa, o significado do 7 de Setembro e a importância da democracia.

Entre as propostas que vêm sendo trabalhadas em sala de aula estão rodas de conversa sobre democracia, análise de documentos históricos, produções artísticas, debates sobre cidadania e a preservação dos símbolos nacionais. Em muitas turmas, professores também utilizam músicas, poemas e recursos audiovisuais para aproximar os conteúdos da realidade dos estudantes.

Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o 7 de Setembro é um momento importante para reforçarmos em nossos estudantes o valor da participação cidadã e o orgulho de ser brasileiro. “As aulas desta semana trazem o olhar pedagógico que contextualiza a história e conecta com o presente que vivemos”, afirmou.

No Colégio Estadual Princesa Izabel, em Paiçandu, no Noroeste, além de atividades ao longo do ano, como a entoação do Hino Nacional no início das aulas de História, a professora Franciele Zanin aplicou, nesta semana, atividades que trazem luz sobre os símbolos nacionais. Durante as aulas, ela abordou o contexto histórico do Brasil no período da Independência e os motivos que levaram ao processo, os envolvidos, seus interesses e consequências.

“Retomei estes conteúdos recém trabalhados enfatizando o significado da Independência para o Brasil e os símbolos nacionais. O conteúdo nos trouxe reflexão sobre o hino da Independência,  seu significado, e também uma análise sobre as cores e símbolos da bandeira, tanto a imperial como a bandeira da República”, disse a professora Franciele Zanin.

De acordo com a diretora da instituição, Rosangela Santos, o tema já faz parte do cotidiano da escola, e ganha um destaque especial na segunda semana de setembro. “Há anos nossa professora trabalha com os alunos os símbolos nacionais e inicia as aulas com o Hino Nacional. Temos muito orgulho de poder resgatar a importância do 7 de Setembro e todos os nossos símbolos”, afirmou.

CIDADANIA E CIVISMO – Como parte da grade curricular do ensino cívico-militar, as disciplinas de Cidadania e Civismo e Projeto de Vida desenvolvem temas voltados aos símbolos nacionais que reforçam o simbolismo da data. É o caso do Colégio Estadual Cívico-militar Guido Arzua, em Curitiba, onde o professor de cidadania e civismo, Flavio Teixeira de Oliveira, optou por trabalhar a data de uma forma diferente e interativa, com atividades para os alunos colocarem a mão na massa.

“Propus às turmas de sexto ano uma experiência prática. O objetivo foi mostrar que a independência não é individual, mas coletiva, e que a construção de uma sociedade depende da colaboração de todos”, disse.

Segundo o professor, cada aluno recebeu uma folha com uma parte do painel coletivo, que deveria ser colorido livremente e com o apoio da família. Na semana seguinte, os estudantes trouxeram as folhas e juntos montaram o painel com o título: 7 de Setembro, Independência do Brasil. Os resultados variaram entre painéis completos, com folhas faltantes e até sem colorir. A partir disso, Oliveira promoveu uma reflexão.

“Cada um tem um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, plural e cooperativa. E o mais importante, que como cada aluno coloriu da sua forma, da sua maneira, com as cores que ele preferiu, o painel se completou com uma coloração diversa, representando que numa sociedade diversa e plural a gente pode sim viver a independência”, afirmou.

A aluna Clara Raffaella Rodrigues de Paula, 11 anos, do 6º ano do Ensino Fundamental, conta que a experiência foi interessante. “Com a colaboração de todo mundo, conseguimos fazer um cartaz inteiro. Isso mostra que a sociedade precisa se ajudar, tanto que nem todos da sala conseguiram colorir e trabalhamos juntos para finalizar o trabalho. Isso acabou aproximando a nossa turma”, disse. A estudante completa que, em casa, o trabalho também foi feito em conjunto, com a contribuição da irmã para colorir a sua parte.

No Colégio Estadual Cívico-Militar Lamenha Lins, também em Curitiba, uma série de atividades pedagógicas que integram diferentes componentes curriculares buscam valorizar o civismo, a cultura e a história nacional. “Nas aulas de Cidadania e Civismo e História, os estudantes trabalham conteúdos voltados à compreensão dos símbolos nacionais, à reflexão sobre a independência do Brasil e à importância da participação cidadã na construção da sociedade”, conta o diretor-auxiliar Márcio Luís Hassler.

Como continuidade e expressão prática dos conhecimentos adquiridos, os alunos puderam produzir, na aula de Artes, materiais visuais utilizando técnicas de colagens e ilustrações. O resultado foi um conjunto de produções criativas e significativas, que expressaram o olhar dos estudantes sobre o patriotismo e a identidade nacional.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental criaram releituras do Lema Nacional que estão expostos na escola. “Nas aulas de Cidadania e Civismo, aprendemos sobre o brasão e os símbolos nacionais. E nas nossas aulas de Arte recriamos o Lema Nacional, acrescentando frases que representam o que pensamos e desejamos para o Brasil”, contou a estudante Beatriz Simbalista, 14 anos.

Além do lema, outras turmas trabalharam diferentes símbolos, proporcionando novas e coloridas versões da Bandeira Nacional e até uma linha do tempo da Independência. “Essas atividades possibilitaram uma aprendizagem interdisciplinar, fortalecendo tanto o conhecimento histórico e cívico quanto a sensibilidade artística dos alunos, além de promoverem momentos de reflexão sobre a importância da pátria e do compromisso de cada cidadão com a sociedade”, afirmou o diretor-auxiliar do CCM Lamenha Lins.

AÇÕES COM A COMUNIDADE AO REDOR – Além dos trabalhos realizados dentro das escolas, desfiles organizados por equipes pedagógicas e alunos também ocorrem durante a Semana da Pátria em algumas cidades do Paraná. Em Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, o Colégio Estadual Cívico-Militar Eng. Michel Reydams é o responsável pelo primeiro desfile local em homenagem à Independência.

“Reserva do Iguaçu nunca teve a tradição de desfiles nesta data, então a equipe diretiva de militares e professores organizamos e criamos o 7 de Setembro da nossa instituição de ensino. É uma oportunidade de renovar a esperança em um futuro melhor e lembrar que cada estudante, educador e família fazem parte dessa grande missão de construir um Brasil mais justo e solidário”, comentou a diretora do colégio, Márcia Oliveira dos Santos Sargentin.

O ato engloba a participação dos 311 alunos matriculados na escola e aconteceu nesta quarta-feira (3), pela manhã. A estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Anny Mychelly Romig, 17 anos, estava animada com os preparativos. “Tanto nós do Ensino Médio e também os alunos do Fundamental estamos muito envolvidos nos preparativos para a semana cívica. Os ensaios foram bem legais e as aulas de Cidadania e Civismo e Projeto de Vida nos fizeram entender melhor o significado da data”, conoua.

No Paraná e em todo o Brasil, os desfiles cívicos ocorrem ao longo de toda a semana e seguem até domingo (7), quando o País celebra 203 anos de Independência.

GALERIA DE IMAGENS