Com apoio do Estado, startup abre oportunidades para atletas e impulsiona carreiras

A empresa apoiada por meio do programa Paraná Anjo Inovador desenvolveu uma plataforma que centraliza dados e informações sobre atletas, oferecendo perfis completos com histórico esportivo, avaliações e necessidades individuais. Essa base permite mapear talentos, identificar demandas e conectar atletas a oportunidades, como patrocínios.
Publicação
18/11/2025 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

A trajetória da atleta olímpica Isabela Abreu, do pentatlo moderno, ganhou um novo impulso com o apoio da Soul Plataforma Esportiva, startup curitibana que está desenvolvendo soluções digitais para gestão de carreira e captação de recursos no esporte. A empresa é apoiada pelo Paraná Anjo Inovador, programa do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA).

Graças à tecnologia desenvolvida pela empresa, a atleta de Cutiba Isabela conseguiu firmar contrato com o Clube Curitibano, além de conquistar novos patrocinadores e viabilizar sua participação no Pan-Americano de Pentatlo Moderno, em Buenos Aires, na Argentina. Ela trouxe uma prata e um bronze na competição que aconteceu neste mês.

“Como atleta, é difícil conciliar treinos e competições com a parte administrativa e a busca por patrocínios. A equipe da Soul fez essa ponte, me ajudou a entrar em contato com as pessoas certas e a estruturar minha carreira. Desde então, muita coisa mudou. É um apoio completo, que vai muito além do financeiro”, explica Isabela, que conquistou recentemente uma prata e um bronze no Pan-Americano da modalidade.

A Soul Brasil Esportes, responsável pela plataforma, foi selecionada no edital de 2024 do Paraná Anjo Inovador e recebeu um aporte de R$ 250 mil para aprimorar sua estrutura tecnológica e operacional. A startup está melhorando sua nova plataforma digital voltada à gestão de carreira e inteligência de dados para atletas brasileiros.

“O apoio à Soul Brasil Esportes representa exatamente o propósito do programa Anjo Inovador: estimular soluções tecnológicas que transformem setores estratégicos, como o esporte, com impacto direto na vida dos paranaenses”, afirma o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

O sistema funciona da seguinte maneira: a plataforma centraliza dados e informações sobre atletas, oferecendo perfis completos com histórico esportivo, avaliações e necessidades individuais. Essa base permite mapear talentos, identificar demandas e conectar atletas a oportunidades, como patrocínios e apoios financeiros.

Desde 2021, a Soul já mapeou mais de 3 mil atletas em todo o país, desenvolveu mais de 20 cases de sucesso individuais e executou projetos de impacto social, como o Atletas Invisíveis, realizado em parceria com o Instituto Futebol de Rua e a Secretaria Municipal do Esporte de Curitiba.

A CEO da startup, Maria Teresa Publio Dias, explica que o apoio do Anjo Inovador está ajudando a empresa a criar oportunidades estratégicas e desenvolver soluções digitais de gestão esportiva. “O programa está sendo determinante para acelerar a transformação digital da Soul e fortalecer sua estrutura operacional e tecnológica”.

NOVA PLATAFORMA – A Soul Brasil pretende lançar oficialmente o novo Portal Soul Paraná Esportes ainda em 2025, com expansão gradual para outros estados. A empresa também planeja integrar novas funcionalidades de IA para recomendar oportunidades, medir impacto e conectar o público de interesse de forma mais eficiente.

A nova plataforma está em fase em testes, validando fluxos e interações entre atletas, equipe técnica e parceiros, permitindo o acompanhamento estratégico de cada trajetória.

O motor de IA e Machine Learning cruzará os dados de ambos os lados para gerar matches inteligentes, sugerindo conexões com base em modalidade, localização, visibilidade e causas alinhadas. Além disso, a plataforma trará mecanismos de transparência e governança, permitindo que apoiadores acompanhem em tempo real o impacto dos recursos investidos.

“O público-alvo abrange diversas modalidades de atletas amadores a profissionais de alto rendimento do Paraná. O projeto também beneficiará secretarias municipais de Esporte, empresas interessadas em investir no setor, e instituições ou profissionais especializados que atuarão na rede de suporte multidisciplinar”, afirma a empresária.

GALERIA DE IMAGENS