Com apoio do MIT, Estado incentiva criação de corredor de inovação de Londrina a Maringá

Liderada pelo Governo do Estado, comitiva paranaense está em evento do Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Encontro reúne representantes de diversas regiões do mundo. Paraná participa com projeto da região Norte do Estado.
Publicação
13/11/2025 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), participa nesta semana, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, de um evento do Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional (MIT REAP), desenvolvido pela instituição, que tem sede em Boston. O encontro reúne representantes de diversas regiões do mundo em uma imersão sobre estratégias de desenvolvimento econômico baseadas em inovação e empreendedorismo. 

O Paraná participa do programa com um projeto voltado à aceleração do ecossistema de inovação do Norte do Estado, conectando Londrina e Maringá como polos complementares de um mesmo corredor tecnológico formando um “corredor da inovação”. A iniciativa é liderada pela SEIA e a secretaria estadual do Planejamento (SEPL), com o envolvimento de universidades, empresas, investidores e governos locais. 

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma das universidades mais reconhecidas do mundo, que lidera há 12 anos um trabalho voltado ao desenvolvimento econômico regional com base em inovação e empreendedorismo. O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou a relevância da participação do Estado.

“É um privilégio o Norte do Paraná estar entre as regiões selecionadas pelo MIT REAP. Esse programa já apoiou mais de 100 ecossistemas em todo o mundo e, nesta edição, reúne equipes de países como Suíça, Benin, México e Nigéria. Fazer parte desse grupo é uma grande oportunidade para avançar na articulação entre governo, universidades e setor produtivo, com base em metodologias de uma das instituições mais respeitadas globalmente”, afirmou.

Durante três dias de atividades, as equipes regionais têm acesso a palestras, oficinas e mentorias com professores do MIT sobre o conceito de Empreendedorismo Orientado pela Inovação. A programação inclui diagnósticos regionais, trocas de experiências entre os participantes e o início da construção de indicadores estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema local.

A agenda também inclui visitas técnicas a centros de inovação de Boston e Cambridge, como o MIT.nano, dedicado à pesquisa em nanociência e nanofabricação; o MIT Sandbox, voltado ao fomento de startups com apoio financeiro e mentoria, e o MIT designX, que atua na aceleração de soluções para desafios urbanos e ambientais.

O MIT REAP é reconhecido por oferecer a regiões de todo o mundo uma metodologia de aceleração econômica baseada na articulação entre cinco atores-chave: governo, universidades, empresas, investidores e empreendedores. Com mais de 50 ecossistemas já participantes, o programa promove o desenvolvimento sustentável e orientado pela inovação.

GALERIA DE IMAGENS