Com apoio do Paraná Anjo Inovador, programa de subvenção econômica para startups do Governo do Estado, a Docato, empresa especializada em soluções de Inteligência Artificial para departamentos jurídicos de grande porte, desenvolveu um sistema inédito de coleta e análise de dados de processos judiciais que tem transformado o setor jurídico com tecnologia, eficiência e impacto econômico.
Contemplada no primeiro edital do Paraná Anjo Inovador, lançado em 2023, a startup recebeu um aporte de R$ 250 mil através da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), que possibilitou o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica para coleta e análise de dados de processos judiciais de todo o país. O sistema combina automação, big data e IA generativa para integrar e otimizar operações jurídicas.
A plataforma estrutura-se em duas soluções principais. A primeira é o Fluxo de Defesa, que faz a captura automática de processos movidos contra os clientes da empresa, interpreta as reclamações, coleta subsídios em sistemas internos e bases de dados públicas e gera laudos de defesa mais completos. Essa automação tem contribuído significativamente para o aumento da taxa de êxito das empresas atendidas, resultando em uma economia de centenas de milhões de reais.
A segunda solução, voltada à gestão de garantias judiciais, permite o controle integrado de todas as contas bancárias vinculadas a processos judiciais. A tecnologia tem auxiliado grandes companhias a otimizar demonstrativos financeiros e aprimorar o uso dos recursos destinados a essas ações. Atualmente, a solução atende departamentos jurídicos de importantes grupos empresariais do País.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, a Docato é um exemplo de como o Paraná Anjo Inovador tem cumprido seu papel de impulsionar o ecossistema de inovação no Estado. “Estamos falando de uma startup que utilizou a Inteligência Artificial para transformar o setor jurídico, aumentando a eficiência, reduzindo custos e gerando impacto econômico real. Além disso, criou empregos qualificados e se destacou nacionalmente — prova de que investir em inovação é investir no futuro do Paraná”, disse Canziani.
Com foco no desenvolvimento de uma base unificada de dados judiciais, a solução opera por meio de um fluxo automatizado que realiza a pesquisa e a extração de arquivos integrais de processos em mais de 200 sistemas de tribunais de justiça e diários oficiais.
Com o apoio da IA, o sistema é constantemente atualizado, alimentando de forma contínua a base de dados unificada da Docato. Essa tecnologia é capaz de identificar e consolidar informações de todo o país, otimizando o trabalho dos departamentos jurídicos e auxiliando o próprio Estado na recuperação de créditos e na localização de devedores.
Segundo o sócio-administrador Vicente Barbur Neto, o aporte financeiro do programa foi essencial para a contratação de mão de obra especializada e a aquisição de tecnologia de ponta — fatores decisivos para o sucesso do projeto. “O Anjo Inovador nos deu condições de acelerar o desenvolvimento e elevar o nível de qualidade da solução. Esse apoio foi determinante para o nosso crescimento”, afirmou.
Os resultados comprovam o impacto do investimento. Durante o período de execução do projeto, a empresa dobrou seu faturamento e gerou 50 novos empregos, ampliando o quadro de colaboradores de 120 para 170 profissionais.
Além dos resultados econômicos e da representatividade de clientes atendidos, que já somam 52 grandes empresas, a Docato se consolidou como referência em inovação no setor jurídico. A empresa tem participado de grandes eventos nacionais, como a Fenalaw e encontros da Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L), contribuindo com discussões sobre o uso de IA generativa e novas tecnologias aplicadas ao Direito.
- Estado premia 10 finalistas do desafio de inovação que promove bengalas inteligentes
- Paraná é finalista em edital nacional de inovação aberta para solução de problemas públicos
EXPANSÃO – Para o futuro, a startup busca manter-se na liderança de plataformas de IA para soluções jurídicas, dobrando sua carteira de clientes a cada ano. A empresa também segue investindo em inteligência artificial, aperfeiçoando seus casos de uso com técnicas avançadas de classificação e análise de dados.
PARANÁ ANJO INOVADOR – Lançado em 2023, o programa é uma iniciativa pioneira de incentivo financeiro público destinado às startups paranaenses. Promovido pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, o programa conta com investimento de R$ 37 milhões, apoiando 148 startups do Estado. O objetivo é oferecer um subsídio exclusivo para que empresas desenvolvam produtos, serviços, processos e soluções inovadoras em diversas áreas.