O Paraná é um dos finalistas na chamada pública Janela de Desafios 2025, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Impact Hub Brasil. O objetivo é impulsionar projetos de inovação aberta voltados à solução de problemas públicos. O projeto inscrito no edital foi “Desafio da Sustentabilidade Paraná”, que colocou o Estado entre os destaques nacionais. A iniciativa disputou com 11 instituições na categoria Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis e conquistou a terceira posição entre os quatro finalistas.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), o projeto Desafio da Sustentabilidade Paraná é estruturado em três eixos principais: Desafio dos Vapes – Rota da Sustentabilidade, que busca soluções para o descarte adequado de cigarros eletrônicos; Pavimentação de Estradas Rurais de Baixo Custo, que propõe alternativas sustentáveis e inovadoras para melhorar a malha viária rural; e Economia Circular e Destinação Sustentável de Dispositivos TV Box Irregulares, que visa a economia circular para destinação dos dispositivos TV Box.
"O objetivo do Paraná é promover a sustentabilidade, fortalecer a economia circular e gerar empregos verdes, estimulando inovações e tecnologias replicáveis que possam servir de modelo para todo o Brasil", afirma o secretário de Inovação e IA, Alex Canziani.
A chamada pública da Enap é destinada a órgãos e entidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresas estatais vinculadas aos governos federal, estaduais, distrital ou municipais. Para participar, as instituições devem apresentar três problemas públicos que possam ser transformados em desafios de inovação aberta de base tecnológica, dentro das categorias previstas no regulamento.
Na prática, o desafio funciona da seguinte forma: o órgão ou a entidade pública deve apresentar uma proposta de projeto com três problemas/desafios cujas soluções requeiram inovação de base tecnológica. Os desafios deverão ser enquadrados em uma das categorias: Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis; Mudanças Climáticas e/ou Transformação Ecológica; Inovação na Saúde Pública; Inovação na Educação Pública; ou Inovação na Segurança Pública.
DISPONÍVEL PARA SOLUÇÕES – Após terem a elaboração concluída, os projetos finalistas da chamada pública ficarão no site da Enap, disponíveis para colaboração da GNova/Enap, do Impact Hub, órgãos públicos, startups, universidades, setor privado e sociedade civil que queiram contribuir com soluções para os problemas apresentados por cada finalista.
As atividades para a finalização da proposta serão realizadas de forma híbrida e remota, permitindo que equipes de todo o país participem na execução das fases de preparação, lançamento dos desafios e seleção das soluções, conforme a metodologia da Plataforma Desafios do GNova/Enap. O lançamento está previsto para 2026.
JANELA DE DESAFIOS – A iniciativa é um instrumento de fomento à inovação que permite testar, em ambiente controlado, soluções colaborativas para problemas complexos da gestão pública. Na edição de 2025, o foco é o desenvolvimento de projetos que possam gerar valor público de forma ágil, participativa e efetiva.
INOVAÇÃO ABERTA – O projeto de inovação aberta no governo é uma iniciativa que promove a colaboração entre o setor público e agentes externos, como startups, universidades, empresas e a sociedade civil, para desenvolver soluções inovadoras para desafios públicos complexos. Essa abordagem permite que o governo aproveite a inteligência coletiva, o conhecimento especializado e a criatividade de diversos atores, ampliando sua capacidade de resposta e acelerando a transformação digital e a modernização administrativa.