Um carro que transportava dez celulares contrabandeados foi alvo de perseguição do helicóptero Falcão 13 da Polícia Militar do Paraná (PMPR) na última quarta-feira (24) em Cascavel, no Oeste do Paraná. Após acionamento da equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), uma equipe em terra do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) efetuou a abordagem na BR-277. A carga e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal.
O patrulhamento aéreo tem feito a diferença na segurança pública do Paraná. A Secretaria da Segurança Pública do Paraná apreendeu R$ 89,6 milhões em drogas por meio dos helicópteros e drones do Projeto Falcão desde 2023, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o investimento com aeronaves hipertecnológicas.
Entre os materiais apreendidos com apoio das aeronaves até agosto estão 4,1 toneladas de maconha, 458 quilos de cocaína, 45 mil pacotes de cigarros, 6,5 mil produtos eletrônicos e 104 mil cigarros eletrônicos. Além disso, 96 carros, 10 armas de fogo e um helicóptero foram apreendidos.
- PMPR apreende 751 kg de maconha em fiscalização de um caminhão em Francisco Beltrão
-
Militares do Paraná recebem medalhas por salvamentos no Rio Grande do Sul em 2024
REFORÇO NO AR – Neste mês de setembro, o Governo do Estado fez a maior ampliação da história da frota aérea da segurança pública do Paraná, com a entrega de cinco novos helicópteros. São três aeronaves para o projeto Falcão da Polícia Militar uma para a Polícia Civil e uma para o Corpo de Bombeiros. O investimento total é de R$ 49,3 milhões.
Os helicópteros serão usados para fortalecer as ações aéreas das forças de segurança do Estado, como operações contra o tráfico de drogas e o crime organizado, resgates de alta complexidade e transporte de vítimas de acidentes graves. Com as entregas, a frota aérea da Secretaria da Segurança Pública do Paraná passa de 15 para 20 aeronaves, um aumento de 33%.