Com corrida de rua, PCPR reforça compromisso ambiental; inscrições seguem abertas

A XVIII edição da Corrida da PCPR reforça a responsabilidade ambiental, social e a integração com a comunidade, comemorando os 172 anos da PCPR. As ações de proteção ambiental se estendem por todo o Paraná e envolvem educação ambiental, ação contra maus-tratos e combate ao desmatamento.
Publicação
04/09/2025 - 07:50

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) mantém seu compromisso não apenas com a segurança pública, mas também com a preservação do meio ambiente. Por meio de ações educativas, projetos sustentáveis e parcerias institucionais, a Instituição contribui para a conscientização e adoção de práticas voltadas à proteção dos recursos naturais em delegacias de todo o Paraná.

A XVIII edição da Corrida da PCPR no dia 28 de setembro reforça a responsabilidade ambiental, social e a integração com a comunidade, comemorando os 172 anos da PCPR. O evento tem cinco missões principais: conscientização sobre crimes ambientais; sustentabilidade institucional, com uso de materiais recicláveis; visibilidade ao trabalho ambiental da PCPR; solidariedade, com arrecadação de rações para instituições de animais resgatados; e integração com a comunidade.

Os interessados ainda podem se inscrever no site da empresa organizadora. Cada inscrito receberá kit com medalha, chip de cronometragem, número de peito, alfinetes e sacola de papel reciclável. Na Cãominhada, o kit pet inclui bandana e comedouro. A camiseta do evento pode ser adquirida separadamente durante a inscrição. Dúvidas podem ser enviadas para corridadapcpr@pc.pr.gov.br.

Entre as outras iniciativas estão ações policiais, apoio a projetos, eventos educativos e palestras para crianças, adolescentes e adultos, além da participação em eventos interestaduais e internacionais. Essas atividades reforçam o papel da PCPR como agente de transformação social, atuando de forma integrada com a comunidade e órgãos públicos.

As práticas de preservação ambiental estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente na promoção de cidades mais sustentáveis e no combate às mudanças climáticas.

“Investimos constantemente na ampliação do efetivo e na qualificação dos nossos servidores para garantir mais estrutura, preparo e eficiência no atendimento à população. Ao atuar de forma integrada com a comunidade e promover ações voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar social, reforçamos que proteger a vida em todas as suas formas é uma missão de todos nós”, destaca o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

AÇÕES POLICIAIS – As ações de proteção ambiental da PCPR se estendem por todo o Paraná. Em abril, em Arapongas, mais de 5 mil aves, além de coelhos e porquinhos-da-índia, foram resgatados em situação de maus-tratos. Recentemente, a PCPR ganhou destaque nacional em operação que resgatou mais de mil animais e prendeu 16 pessoas, simultaneamente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, resultado de investigação sobre tráfico internacional de espécies silvestres e exóticas.

A atuação da PCPR também se destaca a nível nacional e internacional. A instituição ministrou cursos de investigação de maus-tratos em Mato Grosso, representou o Brasil em capacitação sobre mudanças climáticas nos Estados Unidos e participou de evento da ONU em Nova York sobre combate ao tráfico de animais, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar animal.

A constante atuação da PCPR na preservação da natureza e no combate aos crimes ambientais também é resultado de investimentos do Governo do Paraná. Em 2024, foram contratados 686 novos policiais civis, a maior renovação de efetivo da história da Instituição.

Esse reforço soma-se aos 1.624 servidores incorporados desde 2019, garantindo mais estrutura, preparo e efetividade no atendimento à população e na proteção ambiental.

PCPR NA COMUNIDADE – Em agosto, o projeto PCPR na Comunidade realizou ações de conscientização sobre o meio ambiente, com a participação de 10,2 mil pessoas em pontos estratégicos da Capital. Foram distribuídos materiais informativos, realizadas exposições de viaturas e equipes da PCPR estiveram nos locais para dialogar com o público sobre os serviços da polícia voltados à proteção ambiental. Atividades de conscientização também incluem palestras em escolas e orientações a tutores de animais.

PROJETOS – A PCPR apoia iniciativas de preservação ambiental e causa animal, como o projeto Tampinha do Bem, que arrecada tampinhas plásticas para custear castrações de cães e gatos. A ação terá ponto de coleta na XVIII Corrida da PCPR, permitindo que participantes contribuam de forma simples e solidária.

A advogada e coordenadora do projeto, Andrea Hartmann, destaca que a participação popular é essencial. “Quanto mais tampinhas forem arrecadadas, mais castrações serão realizadas, reduzindo o abandono animal”, diz.

Uma iniciativa semelhante funciona na 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, com ponto fixo de coleta para o projeto Recicla Pets, também voltado à castração animal.

GALERIA DE IMAGENS