Com nova metodologia, Paraná capacita 80 profissionais para cuidados com a saúde mental

A formação teve início no final de junho e, nesta etapa, capacitou 80 profissionais da 4ª Regional de Saúde de Irati, que atuarão como multiplicadores da metodologia em seus territórios. A próxima etapa da capacitação acontecerá na 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, entre os dias 4 e 8 de agosto.
Publicação
25/07/2025 - 13:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerrou nesta sexta-feira (25) o primeiro ciclo de capacitação do Manual de Intervenções mhGAP (MI-mhGAP), com foco no fortalecimento da linha de cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). A formação teve início no final de junho e, nesta etapa, capacitou 80 profissionais da 4ª Regional de Saúde de Irati, que atuarão como multiplicadores da metodologia em seus territórios.

O treinamento integra as ações do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS e faz parte de uma estratégia nacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do Programa de Ação para Reduzir as Lacunas de Cuidado em Saúde Mental (mhGAP). O objetivo é qualificar profissionais não especialistas para o manejo de transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias (MNS) nos serviços de saúde da atenção básica.

O MI-mhGAP é um manual que orienta profissionais da Atenção Primária — mesmo aqueles que não são especialistas em saúde mental — a identificar, acompanhar e cuidar de pessoas com depressão, ansiedade, uso problemático de álcool, psicose e outras condições. A ferramenta foi desenvolvida pela OMS para ampliar o acesso ao cuidado em saúde mental em todo o mundo, principalmente em locais onde há menos especialistas disponíveis.

A formação teve carga horária de 40 horas semanais, ao longo de cinco dias, foi desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). As turmas foram divididas por temáticas: a “turma A” aborda depressão, autoagressão e suicídio; a “turma B” trata do uso problemático de álcool e psicose, além de conteúdos comuns, como cuidados essenciais e outras queixas emocionais significativas.

A próxima etapa da capacitação acontecerá na 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, entre os dias 4 e 8 de agosto. A expectativa é de que, até 2026, todas as 22 Regionais de Saúde do Estado recebam o treinamento, totalizando 480 profissionais multiplicadores, que irão replicar os conhecimentos adquiridos em suas regiões, ampliando o alcance das práticas qualificadas em saúde mental.

“O Paraná tem se destacado no compromisso com a saúde mental. Essa formação é uma ferramenta fundamental para fortalecer a atuação dos nossos profissionais da Atenção Primária e garantir que cada pessoa, em qualquer município do Estado, receba cuidado adequado, humanizado e baseado em evidências”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A iniciativa também busca promover a integração entre os serviços da APS e os pontos de atenção psicossocial especializada, melhorando os processos de trabalho e garantindo uma assistência mais eficiente e acolhedora para a população com necessidades em saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro do País a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. A iniciativa é conduzida pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes da Sesa, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

GALERIA DE IMAGENS