Com novas frentes, Tecpar fortalece impacto científico e tecnológico no Paraná

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) consolidou no ano de 2025 seu papel como um dos principais impulsionadores da inovação no Estado, oferecendo soluções tecnológicas que impactam diretamente a vida da população e abrindo caminhos em novas áreas estratégicas.
Publicação
30/12/2025 - 07:50

Confira o áudio desta notícia

Em 2025, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) consolidou seu papel como um dos principais impulsionadores da inovação no Estado, oferecendo soluções tecnológicas que impactam diretamente a vida da população e abrindo caminhos em novas áreas estratégicas que respondem às transformações e atuais demandas do Paraná.

O Tecpar teve destaque significativo em níveis nacional e internacional, liderado projetos em novas áreas de tecnologia, salienta o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon.

“Foi um ano de conquistas importantes para o instituto e para o desenvolvimento tecnológico do Estado. Tivemos um reconhecimento nacional com a premiação da nossa incubadora, demos um pontapé inicial na Certificação da Madeira Engenheirada e iniciamos o processo de tokenização de veículos no Paraná. Tudo isso só consolida a importância e a credibilidade do Tecpar para a projeção do estado na vanguarda de investimentos em inovação e tecnologia no Brasil”, celebra.

TOKENIZAÇÃO VEICULAR – O Tecpar e o Detran-PR assinaram, no início de dezembro, um Termo de Cooperação para um projeto-piloto para a instalação de tokens em mil veículos no estado. A formalização da parceria aconteceu durante o 1º Fórum Brasileiro sobre a Tokenização de Veículos, realizado em Curitiba.

Pelo projeto, será implantado um token individual por veículo, registrado em blockchain, uma tecnologia que permite armazenar dados de forma criptografada, imutável e rastreável. Esse passaporte veicular vai rastrear o ciclo de vida dos veículos pelo número do chassi e será possível acessar dados de como ele saiu de fábrica, revisões, multas, transferências, registros, ocorrências e financiamentos, tudo de forma digital.

A previsão é implantar os tokens em mil veículos inicialmente, realizar as validações da tecnologia e posteriormente implantar em toda a frota do estado, com a apresentação dos resultados ainda em 2026.

RECONHECIMENTO NACIONAL – A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) fechou 2025 com 10 empresas incubadas e com um reconhecimento positivo no seu desenvolvimento: em outubro deste ano recebeu o prêmio de "Incubadora Transformadora", no Digital Transformation Awards 2025, promovido pelo Instituto da Transformação Digital (ITD).

A premiação contou com 25 categorias de Profissionais e 25 categorias de Organizações, totalizando 250 finalistas. Para a escolha, foram analisados critérios técnicos de inovação, impacto, relevância e sustentabilidade.

Fundada em 1989, a Intec foi a primeira incubadora do Paraná e hoje é um ambiente de inovação voltado ao apoio à startups e empresas de base tecnológica. A Intec segue com edital aberto para novos ingressos de empresas ou startups no seu programa de incubação. Serão selecionadas empresas de base tecnológica que tenham propostas de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores.

Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora. As inscrições vão até novembro de 2026.

CERTIFICAÇÃO DE MADEIRA ENGENHEIRADA – Em 2025 o Tecpar deu início a um projeto para desenvolver uma metodologia de certificação inédita no Brasil: madeira engenheirada, voltada aos setores da construção civil e indústria madeireira. Atualmente, essa certificação é concedida somente por organismos de certificação internacionais.

A madeira engenheirada é produzida a partir de um processamento industrial da madeira natural: é feita uma classificação mecânica e visual das peças para ampliar a sua resistência e aproveitamento na construção civil. Aplicada em projetos de construção civil e industriais, a madeira tem sido a solução ideal para quem prioriza materiais que alinham tecnologia, sustentabilidade, durabilidade e eficiência.

Para 2026, as perspectivas concentram-se na definição e consolidação dos requisitos de certificação, organizados em três eixos fundamentais: Técnico, Ambiental e Social, além da definição da categorização da certificação, de forma a contemplar todas as necessidades do segmento.

Outra expectativa é a participação ativa de associações ligadas à indústria da madeira, que contribuirão para que o processo de certificação seja aderente à realidade do setor, tornando-o aplicável e eficiente. Posteriormente, será definida a empresa-piloto para a auditoria dos processos, assegurando conformidade e viabilidade prática.

POLO TECNOLÓGICO DA MANDIOCA – Em novembro de 2025, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 1,5 milhão para implantação de um Polo Tecnológico da Mandioca na Região Noroeste do Paraná, projeto que será realizado pelo Tecpar em parceria com universidades e centros de pesquisa.

Com duração de 14 meses, o projeto busca estruturar um laboratório de controle de qualidade do produto e um núcleo de pesquisa aplicada em amidos modificados e alimentos funcionais, com o objetivo de estudar o desenvolvimento de tecnologia para uso de mandioca em bioplásticos, bioenergia e farmacotécnica, além de estimular a inovação em produtos sem glúten e ingredientes com processamento mínimo, os chamados “clean label”.

EDIÇÃO COMEMORATIVA – Em 2026 a revista digital científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), editada pelo Tecpar, vai comemorar 80 anos de existência. Para celebrar o aniversário, será lançada em junho uma edição comemorativa impressa, intitulada “Inovações Tecnológicas para a Saúde Única” (Technological Innovations for One Health).

Em 2025 o Tecpar fez um chamamento público para convidar pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática da saúde única, para publicarem seus estudos na edição histórica da BABT. Foram selecionados artigos relevantes na abordagem que integra a saúde humana, animal e ambiental.

GALERIA DE IMAGENS