O Paraná está em obras. O Governo do Estado está investindo alto para ampliar a infraestrutura e melhorar a rotina da população de todas as regiões paranaenses. Em 2025 o Paraná deve alcançar aproximadamente R$ 7 bilhões em investimentos, o que será a melhor marca da história, após o recorde já alcançado em 2024. E o orçamento para o ano que vem já prevê continuidade desses recursos.
Esses desembolsados envolvem programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, que leva pavimentação, iluminação de LED, calçadas a municípios de todos os tamanhos, e o Casa Fácil Paraná, maior programa de habitação do Brasil. Além disso, as rodovias que cortam o Estado também recebem pistas de concreto, bem como têm suas vias duplicadas e ganham novos viadutos e trincheiras. Saúde, educação e serviços aos cidadãos são outras áreas que recebem atenção especial no Paraná e são alvo de uma nova campanha.
Confira os principais destaques:
CURITIBA – A Grande Curitiba é um grande exemplo desse esforço. A região já recebeu 10.009 novas moradias dentro do maior programa de construção de casas populares do Brasil. E outras 22.122 unidades estão em obras.
O transporte urbano também recebe investimentos pesados na região, como parte do maior programa de modernização de rodovias do País. O novo Corredor Metropolitano (Contorno Sul), por exemplo, teve empenhados R$ 336 milhões. Por meio dele, a região Sul de Curitiba, quase na divisa com Fazenda Rio Grande, será ligada pela BR-116 à BR-476, em Araucária. O trecho terá 9,5 km de extensão, facilitando ainda o acesso ao interior do estado pela BR-277. São aplicados R$ 336 milhões nesta iniciativa, com prazo de execução de 30 meses.
A lista continua com a duplicação da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, que envolve R$ 230 milhões, e a ampliação e a duplicação dos contornos Sul e Norte demandaram outros R$ 220 milhões, furto de investimentos da Via Araucária. A Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, ganha a duplicação da pista, em um investimento de R$ 202 milhões. Outra ligação da Capital, esta com Fazenda Rio Grande, passará a ter duas novas trincheiras na Linha Verde, com investimento de R$ 148,4 milhões, e dois viadutos, cujas obras totalizaram R$ 96 milhões.
Há ainda em andamento a pavimentação de Mandirituba até São José dos Pinhais (R$ 96,8 milhões) e a pavimentação de Doutor Ulysses (R$ 56,9 milhões), na PR-092, atendendo a penúltima cidade do Estado sem ligação asfáltica. Pelo Asfalto Novo, Vida Nova a região recebeu R$ 792 milhões.
A grande novidade em transporte, porém, é a implantação do Bonde Elétrico Urbano Digital (BUD), que fará a ligação entre Pinhais e Piraquara. Ele se locomove em uma espécie de trilho virtual, por meio de indução magnética no próprio asfalto, e sem a necessidade de motorista. O investimento inicial do Governo do Estado é de R$ 6 milhões.
PONTA GROSSA – Nos Campos Gerais, Ponta Grossa e região terão 23 vilas completamente asfaltadas, em uma ação de R$ 100 milhões do Asfalto Novo. As localidades beneficiadas são: Vida Nova. Leila Maria, Santa Lúcia, Mezomo, Vilela, Santa Tereza, São Gabriel, Santa Luiza, Vila Dayse, Vila Liane, Parque dos Sabiás, Vila Neri, São Marcos, Jardim Carvalho II, Palmeirinha, São Cristóvão, São Vicente de Paulo, Vila Odete, Madureira, Vicentina, Vila Hoffman, Parque dos Pinheiros e Jardim Ponta-grossense.
Já a PR-151, no trecho de 5 km entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o viaduto da DAF, será duplicada. A contratação do projeto já está em andamento.
Também merece destaque a entrega de mais 40 moradias no Condomínio do Idoso Parque dos Sabiás, pelo programa Casa Fácil - Viver Mais. As unidades habitacionais funcionam no modelo de aluguel social, no qual o valor é de apenas 15% do salário mínimo (em torno de R$ 227,70). Além de quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, o morador tem ainda uma ampla área comum à disposição. O empreendimento tem piscina, ambulatório, praça, academia ao ar livre, horta comunitária elevada, salão de festas com painéis solares e quiosques de jogos. A intenção é promover convivência e qualidade de vida.
Essa é também a proposta do Poupatempo Paraná, espaço criado pelo Governo do Estado que reúne no mesmo lugar mais de 200 serviços prestados por órgãos estaduais e empresas públicas – como Instituto de Identificação, Copel, Sanepar, Detran-PR, entre outros. A ideia é economizar o tempo e o deslocamento do usuário. A unidade de Ponta Grossa é a terceira de 20 que serão implantadas até março de 2026. A lista completa dos serviços disponíveis pode ser conferida no site poupatempo.pr.gov.br.
GUARAPUAVA – Saúde, habitação e mobilidade urbana são as três áreas com maior aporte na região de Guarapuava. Foram necessários R$ 5,5 milhões - além de contrapartidas municipais - para tirar do papel o projeto do Pronto-Atendimento Municipal de Rio Bonito do Iguaçu. Esse modelo hospitalar possui 812,89 m² e tem a proposta de oferecer atendimento 24 horas para serviços de baixa e média complexidade. A unidade deve ofertar consultas, triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes.
Além de R$ 218 milhões para as obras do Asfalto Novo, Vida Nova, está sendo aplicado mais de R$ 1 bilhão para trabalhos de duplicação utilizando concreto, material que tem maior durabilidade e vida útil, na região Central. Ele também melhora a segurança, aumentando a visibilidade noturna e reduzindo a distância de frenagem devido à sua superfície mais aderente e refletiva, além de minimizar o risco de aquaplanagem. São três trechos contemplados: Guarapuava a Palmeirinha; Palmeirinha a Turvo; e Turvo a Pitanga.
A população local recebeu ainda mais 2.153 moradias e tem mais 1.337 em fase de construção. Pelo programa Casa Fácil Paraná, o Governo do Estado subsidia valores de entrada dos imóveis para as famílias atendidas – com renda de até quatro salários mínimos.
LONDRINA – A residência própria também é realidade para 11.700 famílias da região de Londrina incluídas no programa Casa Fácil Paraná. E estão em andamento os trabalhos de construção de mais 8.802 moradias.
Duas obras de infraestrutura se destacam no município “pé vermelho”. Uma delas é a instalação do primeiro parque tecnológico na UEL. O investimento é de R$ 50 milhões. O novo espaço, com 2 mil m², será um hub de inovação integrado à infraestrutura acadêmica e de pesquisa da instituição de ensino superior.
A outra iniciativa que merece os holofotes é a do novo terminal metropolitano, que está em fase de licitação. O prazo de execução será de 22 meses. O terminal tem como objetivo melhorar a mobilidade e a integração metropolitana de Londrina com os municípios vizinhos, oferecendo uma estrutura moderna e confortável para a população de até 40 mil pessoas que transita pela região diariamente. A área construída está projetada para 9 mil m². Foram investidos R$ 62,7 milhões.
Para aumentar a qualidade e capacidade de atendimento médico na Grande Londrina, entraram em ação diversas iniciativas: a construção da nova maternidade de Bela Vista do Paraíso; o novo Pronto Atendimento Municipal de Londrina; as obras no Hospital Universitário e no Hospital Evangélico.
O aporte proveniente do Asfalto Novo, Vida Nova na região, por sua vez, alcançou a marca de R$ 245 milhões. Além disso, a duplicação da PR-445 entre Londrina e Mauá da Serra exigiu R$ 839,5 milhões do poder público. Parte do trajeto já foi entregue à população. Outros R$ 42 milhões foram investidos na viabilização do viaduto da PUC.
MARINGÁ – Pertinho dali, na região de Maringá, a mobilidade urbana também foi alvo de muita atenção por parte do Governo do Estado, abrangendo as obras do Asfalto Novo, Vida Nova (R$ 267 milhões), mas também o aprimoramento da estrutura rodoviária. Somente na duplicação do Contorno Sul, por exemplo, estão sendo investidos R$ 450 milhões. O projeto prevê intervenções em uma extensão de 12 km com pavimento em concreto, incluindo a construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais. A obra é importante principalmente para o setor produtivo local, especialmente das cidades de Paiçandu, Sarandi e Marialva.
A duplicação da PR-317, nos 21 km entre Maringá e Iguaraçu, é outra contemplada no pacote de investimentos na região. Programada para ser finalizada até maio de 2026, vai custar R$ 60,5 milhões. A relação de intervenções contém ainda a duplicação da PR-323, de Paiçandu a Doutor Camargo (R$ 153,9 milhões), e o já funcional Trevo do Catuaí (R$ 49 milhões). Sem contar os novos viadutos e trincheiras em Sarandi e Mandaguari, que totalizaram R$ 66,4 milhões.
A saúde também teve um reforço de R$ 60 milhões, com a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário e a construção do Hospital Municipal de Paiçandu. A região já celebrou 4.128 novas moradias entregues e aguarda outras 5.256 atualmente em obras.
PARANAVAÍ – Em Paranavaí e região, as melhorias via Asfalto Novo, Vida Nova demandaram R$ 294 milhões. Para as rodovias, as cifras foram bastante consideráveis também. As pavimentações das estradas entre Marilena e Porto Maringá e de Altônia a Vila Yara têm aporte de R$ 74,5 milhões. O maior montante, no entanto, ficou por conta da pavimentação das estradas rurais dos municípios envolvidos: R$ 400 milhões.
As medidas para a saúde pública mais relevantes são a construção da 1ª Unidade Mista de Saúde em Maria Helena, com desembolso de R$ 5 milhões, e o novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), para o qual foram direcionados R$ 25,4 milhões. A habitação foi outra área abarcada pelo Governo do Estado na região de Paranavaí, com 1.337 casas entregues e 919 em construção.
CASCAVEL – Para os moradores de Cascavel e adjacências, a grande estrela foi a pavimentação. Só em recursos do Asfalto Novo, Vida Nova, para os perímetros urbanos, foram mobilizados R$ 490 milhões. Mais quatro empreendimentos completam esse rol de ações viárias. Um deles é a duplicação da PR-317 em Toledo, com custo de R$ 46 milhões; outro é o contorno de Palotina, que demandou R$ 170 milhões, em parceria com a C.Vale Cooperativa Agroindustrial.
A lista continua com a pavimentação da PR-574 e da PR-575, envolvendo Tupãssi, Nova Aurora e Cafelândia, cujo montante investido ficou em R$ 95,6 milhões. E o último item é a restauração com pistas de concreto da PR-239 e da PR-317, em uma extensão de 40 km entre Assis Chateaubriand e Toledo.
Para o aprimoramento da saúde na região, foram realizadas a reforma do Hospital Municipal de Boa Vista da Aparecida, a ampliação da UOPECCAN (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, conhecido também como Hospital do Câncer de Cascavel), e a entrega da nova maternidade do Hospital Universitário.
Cascavel e Toledo também receberam uma nova escola cada, gerando 3.558 novas vagas na rede estadual. Para isso, o Governo do Paraná aplicou R$ 21,5 milhões.
FOZ DO IGUAÇU – No extremo Oeste do Paraná, a região de Foz do Iguaçu teve posição de destaque em investimentos. A começar pela oficialização do primeiro museu internacional de arte do País, o Centre Pompidou Paraná, que será o braço sul-americano da importante instituição parisiense. Estão previstos R$ 250 milhões para bancar a obra.
Outro projeto de grande impacto para os moradores e turistas que circulam por Foz do Iguaçu é a duplicação da Rodovia das Cataratas, BR-469, em parceria com o Governo Federal e a Itaipu Binacional. O investimento já alcançou R$ 157,4 milhões. Também com a mesma parceria está sendo realizada a Perimetral Leste, que passou de 80% de conclusão.
A estrada de Ramilândia até Santa Helena é outra em obras. Sua pavimentação custará R$ 20 milhões, com apoio da Itaipu Binacional. Já as intervenções que fazem parte do Asfalto Novo, Vida Nova na região concentraram R$ 490 milhões em recursos da administração pública paranaense.
A saúde foi atendida com a reforma do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Na área da habitação, foram entregues 5.445 casas populares, com mais 7.683 encomendadas.
















