Copel avança na regularização de cabeamento de comunicação em Toledo, no Oeste

Já foram retiradas 4,7 toneladas de fiação ociosa das ruas da cidade no Oeste do Paraná. SNesta segunda fase a organização do cabeamento irá abranger as regiões da Vila Ipiranga, Jardim Pancera, Filadélfia, Parizzotto e Jardim Fogotti.
Publicação
07/10/2025 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel deu início nesta semana à segunda fase de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados em Toledo, no Oeste paranaense. As intervenções começaram na segunda-feira (6) pela manhã pela Avenida Maripá, no sentido centro, a partir do cruzamento com a Avenida Ministro Cirne Lima e serão feitas ao longo da semana, até sexta-feira (10), entre 8h e 17 horas.

Nesta segunda fase a organização do cabeamento irá abranger as regiões da Vila Ipiranga, Jardim Pancera, Filadélfia, Parizzotto e Jardim Fogotti.

“A Copel está dando sequência a uma ação integrada de regularização de cabeamento de telecomunicações e dados nas ruas e avenidas de Toledo. É uma ação de eliminação de riscos e de melhoria da paisagem urbana”, diz o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo.

As ações de regularização serão feitas pelas operadoras de telecom, responsáveis pelo cabeamento e notificadas pela Copel. Em caso de mau tempo, as atividades podem ser remarcadas. “A fiação de responsabilidade das empresas que não for regularizada será cortada, em cumprimento da legislação e das normas de segurança”, afirma Salmazo.

PRIMEIRA FASE – Na primeira fase das intervenções feitas a partir do final do mês de agosto, sob a fiscalização da Copel, foram vistoriados 1.598 postes dos bairros Jardim Panorama, Jardim Alto Alegre, São Francisco e Loteamento Lidia Joana Vols, na porção sul de Toledo. Ao final dos serviços foram regularizados 23,92 Km de cabos e retiradas 4,7 toneladas de fiação ociosa de ruas e avenidas dessas localidades.

Em Toledo, há 24.744 postes urbanos, segundo mapeamento da estrutura de compartilhamento feito pela Copel. Deste total, em 4.458 postes foram verificadas irregularidades técnicas quanto à situação do cabeamento de telecom.

GALERIA DE IMAGENS