A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) teve participação recorde dos estudantes paranaenses em 2025. Foram 27 mil alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental inscritos, em 187 municípios do Estado. Nesta semana, teve início a entrega das medalhas aos estudantes que tiveram melhor desempenho nas atividades, com destaque para o Colégio Estadual Maria Carmella Neves de Souza, em Presidente Castelo Branco, na região Noroeste.
A escola teve o com o maior número de alunos premiados na competição, no Paraná: 27 medalhas, sendo 19 de ouro. E é também a escola da campeã estadual, a estudante Julia Carolina Bunhak Quintino, que representou o Paraná em uma cerimônia em Brasília, no início de novembro.
Outro destaque foi o professor Felipe Luz de Oliveira, da rede Adventista em Curitiba, vencedor nacional em número de inscrições realizadas. Ele recebeu um vale-compras como reconhecimento pelo engajamento e pelo incentivo aos estudantes.
Nos municípios atendidos pela Copel, foram 678 medalhas conquistadas, resultado que garantiu o 3º lugar no ranking geral entre 48 áreas de atuação das distribuidoras de energia que apoiam a ONEE.
Para a Copel, o engajamento crescente nas ações de eficiência energética reforça a relevância da temática, diretamente ligada à inovação e sustentabilidade. Segundo o gerente executivo de Inovação da companhia, Rafael Eichelberger, a olimpíada materializa um esforço importante do setor elétrico para aproximar o tema da realidade das famílias.
“A ONEE mostra que a eficiência energética não tem a ver apenas com tecnologia, mas também com cultura e mudança de comportamento. Quando envolvemos estudantes, professores e comunidades, formamos um ciclo virtuoso, com reflexos para toda a sociedade. O resultado do Paraná este ano é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, afirma.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizada no âmbito do Programa de Eficiência Energética e coordenada pelo Instituto Abradee. Voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, a olimpíada combina desafios gamificados, formação de professores e provas online, com o objetivo de desenvolver uma nova geração de consumidores conscientes, estimulando o uso responsável da energia elétrica e a compreensão dos seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Os esforços por uma educação com cada vez mais qualidade são um compromisso assumido pela Copel, dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há várias décadas, a empresa atua na disseminação de orientações sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica junto a crianças de 8 a 10 anos de idade, por meio do Programa Iluminando Gerações.
Este ano, a atuação foi estendida para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. Os novos materiais do Iluminando Gerações Teens buscam trazer o interesse dos adolescentes para temas ligados a energias renováveis e ao uso eficiente dos recursos, promovendo o consumo consciente e a sustentabilidade.








