As Corridas da Virada movimentaram o Litoral do Paraná na manhã desta quarta-feira (31), abrindo oficialmente a programação esportiva do Verão Maior Paraná 2026.
Realizadas em Matinhos e Guaratuba, as provas reuniram mais de 3,6 mil corredores em percursos de 5 km e 10 km, envolvendo atletas amadores, profissionais e famílias inteiras que aproveitaram o clima festivo do fim de ano aliado à prática esportiva.
Em Matinhos, a segunda edição do evento contou com 1.900 inscritos. Organizada pela Triativa, com apoio do Governo do Estado, a prova registrou crescimento expressivo em relação ao ano anterior, com o dobro de inscritos.
Presente no evento, o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte, Tiago Campos, participou da prova e destacou o simbolismo das Corridas da Virada como marco inicial da temporada esportiva no litoral. “Este evento abre oficialmente uma temporada muito especial para o esporte do Paraná. Até março, teremos mais de 40 eventos esportivos integrando o calendário do Verão Maior Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza, movimentando o turismo, gerando oportunidades e, principalmente, levando qualidade de vida para a população”, afirmou.
Para o diretor técnico da Triativa, Luiz Iran Guimarães, o aumento da participação demonstra a força da corrida de rua no litoral e a importância da parceria com o poder público. “Chegamos à nossa segunda edição com o dobro de inscritos e isso mostra que a Corrida da Virada veio para ficar. O apoio do Governo do Estado é fundamental na logística, na estrutura e na organização do evento. Essa parceria fortalece a modalidade e estimula cada vez mais pessoas a participarem”, destacou.
A edição de Guaratuba, que chegou ao seu oitavo ano consecutivo e contou com organização da prefeitura municipal, também integrou a programação do Verão Maior Paraná e reuniu 1.750 participantes.
PERCURSO AGRADÁVEL - Entre os destaques da competição esteve Rafael Alves Fagundes, campeão geral dos 10 km em Matinhos. Maratonista, ele elogiou a estrutura do evento e o clima de integração proporcionado pelo Verão Maior Paraná. “Foi uma prova muito bem organizada, com percurso agradável e um cenário bonito. Mesmo sendo uma corrida mais intensa e rápida. Tudo perfeito”, afirmou.
Exemplo de vitalidade e inspiração, o atleta Orion Barbosa, de 66 anos, campeão da categoria 65-69 anos, também celebrou a experiência. Morador de Ponta Grossa, ele contou que mantém uma rotina intensa de treinos e reforçou a importância das políticas públicas esportivas no Estado.
“Participamos no ano passado, voltamos agora e já estamos ansiosos para a Maratona da Ponte de Guaratuba. A organização foi perfeita. O Paraná tem uma política pública muito importante para incentivar o esporte e isso faz a diferença”, disse.
Em Guaratuba, a prova também reuniu histórias de superação e união familiar, como a de Patrick Redem, 48 anos, que correu ao lado do filho Eduardo Adolfo Redem, de 16 anos. “Começamos a treinar juntos no ano passado e hoje dividimos esse momento na corrida, no ciclismo e em provas de triatlo. Nosso sonho é completar o Ironman juntos em dois anos, eu com 50 e ele com 18”, contou.
Os resultados completos das provas estão disponíveis nos sites oficiais das corridas, com classificação geral e por categorias. Para Matinhos, os resultados podem ser consultados AQUI. E AQUI, para os resultados de Guaratuba.
















