A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil entregou 5.200 telhas para Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado, desde a passagem do tornado na cidade, na última sexta-feira (7). O órgão também está coordenando as doações que chegam ao município. Caminhões com telhas doados por três municípios paranaenses devem chegar entre terça e quarta-feira (12) a Rio Bonito do Iguaçu.
A prioridade agora é pela reforma das casas que não foram totalmente destruídas, para que as famílias possam retornar a suas residências. Por isso, a principal necessidade ao município neste momento é por materiais de construção (rufos, calhas, telhas de fibrocimento 5 mm, forro de PVC, pregos, parafusos, postes padrão Copel e betoneiras) e pessoal especializado na área, como pedreiros, encanadores, eletricistas e marceneiros.
As equipes do Governo do Estado presentes no município estão focadas desde o sábado (8) na limpeza e reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, que tem pouco mais de 14 mil habitantes e teve 90% de sua parte urbana atingida pelo tornado.
A Cohapar deve iniciar ainda nesta semana a construção de 320 moradias para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade que tiveram suas casas destruídas, conforme anunciou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na segunda-feira (10). Além das novas unidades, o governo vai apoiar reformas em imóveis danificados, com repasses de até R$ 50 mil por família, conforme os levantamentos sociais em andamento.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai investir aproximadamente R$ 5 milhões na reforma da e aquisição de novos equipamentos para o Colégio Estadual Ludovica Safraider, o mais afetada na cidade, além de ampliar o repasse do Fundo Rotativo para as outras unidades educacionais afetadas.
Detentos do projeto Mãos Amigas, uma parceria entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Departamento de Polícia Penal (Deppen) também estão trabalhando na reconstrução das escolas.












