Divulgada a lista com os países de destino dos estudantes do Ganhando o Mundo 2026

Maior edição da história do programa levará 2 mil alunos da rede estadual para cinco países de língua inglesa. O programa já proporcionou a experiência internacional a mais de 2,5 mil alunos, professores e diretores, com investimento superior a R$ 500 milhões.
Publicação
29/10/2025 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quarta-feira (29) o Edital nº 118/2025 – GS/SEED, que oficializa a relação dos países de destino dos estudantes selecionados para o programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo, na modalidade High School. O documento apresenta a distribuição dos 2 mil alunos que participarão da edição de 2026, a maior já realizada desde o lançamento do programa, em 2022.

De acordo com o edital, os estudantes embarcarão para os seguintes países: Canadá (800 alunos), Reino Unido (400), Irlanda (300), Austrália (300) e Nova Zelândia (200). O edital reforça que não é permitida a alteração dos países de destino atribuídos aos estudantes e que todas as informações detalhadas sobre a documentação e etapas seguintes estão disponíveis no portal oficial do programa.

“O Ganhando o Mundo é uma iniciativa que transforma vidas e amplia horizontes. Essa será a maior edição do programa, com 3 mil alunos vivendo experiências acadêmicas e culturais em alguns dos melhores sistemas de ensino do mundo”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda.

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INTERNACIONAL – Criado em 2022, o Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual. Ele possibilita que alunos do ensino médio estudem um semestre letivo em instituições de excelência internacional, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado do Paraná, incluindo passagens aéreas, hospedagem em famílias anfitriãs, seguro-saúde, bolsa-auxílio e acompanhamento pedagógico.

O programa já proporcionou a experiência internacional a mais de 2,5 mil alunos, professores e diretores, com investimento total superior a R$ 500 milhões.

GANHANDO O MUNDO PROFESSOR – A segunda edição do Ganhando o Mundo Professor levará 250 docentes da rede estadual para um intercâmbio de três semanas no Canadá, a partir de novembro deste ano. Os docentes participaram recentemente de mentorias com colegas que já vivenciaram a experiência internacional e terão uma imersão no sistema educacional canadense, considerado um dos melhores do mundo, com foco em metodologias ativas, gestão de sala de aula e inovação pedagógica.

GANHANDO O MUNDO DIRETOR – A nova edição do Ganhando o Mundo Diretor levará 200 gestores escolares para Santiago, no Chile, onde participarão de uma formação pedagógica na Universidade Diego Portales, prevista para 2026. A iniciativa busca fortalecer a gestão educacional e a liderança nas escolas públicas estaduais, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento das práticas de gestão a partir de referências internacionais.

GALERIA DE IMAGENS