Escultor Toni Graton fala de sua trajetória e processo criativo no Museu Casa Alfredo Andersen

Produção do artista transita entre o figurativo e o disforme, abordando temas como mitologia, sexualidade, morte e vida. Encontro propõe aproximar o público de sua poética e dos caminhos que levaram sua produção a assumir a forma que tem hoje.

Serviço
Publicação
20/08/2025 - 16:40
Editoria

O Museu Casa Alfredo Andersen recebe na terça-feira (26), às 10h, o escultor Toni Graton para um bate-papo sobre a trajetória do artista. O encontro é livre e gratuito, sem a necessidade de inscrições prévias.

Toni Graton, nascido em Curitiba em 1992, desenvolve sua pesquisa artística em gravura e escultura há mais de 10 anos. Durante esse tempo, teve a oportunidade de aprender em diversas instituições, como a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, o Solar do Barão, o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço e a Academia Alfredo Andersen.

Sua produção transita entre o figurativo e o disforme, abordando temas como mitologia, sexualidade, morte e vida. Com esculturas em variadas escalas, Graton organiza narrativas múltiplas que emergem de um “caos autogerado”, explorando o potencial expressivo da matéria e a criação de imagens que dialogam entre si.

No encontro, o artista compartilhará sua trajetória, destacando como seus processos criativos e técnicos se desenvolveram ao longo do tempo. A conversa terá como foco a cerâmica, com a apresentação de imagens de obras que funcionarão como ponto de partida para discutir tanto aspectos práticos do trabalho em barro quanto reflexões conceituais que atravessam sua pesquisa. O encontro propõe aproximar o público de sua poética e dos caminhos que levaram sua produção a assumir a forma que tem hoje.

Serviço:

Bate-papo com Toni Graton

Data: 26 de agosto (terça-feira)

Horário: 10h

Entrada livre e gratuita

Museu Casa Alfredo Andersen: Rua Mateus Leme, 336 - Centro - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS