Espetáculo gratuito do Teatro Guaíra encerra o 35º Festival de Dança de Cascavel

O Centro Cultural Teatro Guaíra leva a Cascavel neste sábado (20) o espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal Sefrin Filho. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Publicação
16/09/2025 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Centro Cultural Teatro Guaíra leva a Cascavel neste sábado (20) o espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia. de Dança. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal Sefrin Filho. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Sympla ou retirados na hora, conforme disponibilidade.

O espetáculo de dança-teatro é uma livre adaptação da obra “Sobre o Teatro de Marionetes”, do escritor alemão Heinrich von Kleist, que adentra o universo circense para abordar questões existenciais da condição humana. A peça faz referências às gags, um tipo de performance popular humorística do universo dramatúrgico circense. Com direção de Gabriel Villela e direção adjunta de Ivan Andrade, “GAG” tem encantado plateias desde sua estreia em 2023, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

“Encerrar o 35º Festival de Dança com um espetáculo do Centro Cultural Teatro Guaíra é um presente para a nossa cidade. Estamos falando de uma das companhias mais importantes do país, a G2 Cia. de Dança, e isso mostra que Cascavel está no mapa da cultura brasileira e fortalecendo a cena local”, celebrou Beth Leal, secretária da Cultura de Cascavel.

Ela também destacou o papel transformador da arte. “A arte tem esse poder: ela aproxima, emociona e transforma. Por isso, ver artistas tão talentosos ocupando o nosso palco é a confirmação de que estamos no caminho certo, construindo uma cidade que valoriza a cultura e garante que todos tenham acesso a ela”, disse.

O Festival de Dança de Cascavel é um dos mais tradicionais eventos artísticos do Oeste do Paraná. Neste ano, o evento promovido pela Secretaria da Cultura de Cascavel chega a sua 35ª edição, oferecendo ao público uma programação ampla e gratuita. A abertura oficial do festival foi na quinta-feira (11), com o espetáculo “Trajetória de uma Vida”, da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa.

ENSAIO ABERTO – Na tarde de sábado (20), antes da apresentação oficial, a G2 Cia. de Dança fará um ensaio aberto exclusivo para participantes do projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná. O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, tem caráter cultural e educativo, buscando formar públicos e estimular diferentes faixas etárias a se aproximarem da arte.

Em Cascavel, as ações incluem rodas de conversa, oficinas, sessões de cinema, espetáculos de dança e teatro voltados para crianças, adultos e idosos, sempre mediados por profissionais capacitados para despertar o olhar crítico e sensível do público.

Após o ensaio aberto, os participantes adultos e idosos do projeto conhecerão os bastidores do Teatro Municipal Sefrin Filho e participarão de um bate-papo sobre o espetáculo.

A coordenadora-geral da Escola de Espectadores, Bruna Bayley, destacou a importância da experiência. “Esperamos com muito afeto que essa seja uma experiência mágica para esses alunos, porque a nossa intenção é que eles tenham contato com espetáculos grandiosos como esse para aguçar cada vez mais a visão artística, que é o objetivo principal desta escola”, afirmou.

25 ANOS DE G2 – Com maturidade técnica e sensibilidade artística, a G2 Cia. de Dança, única companhia sênior em atividade na América Latina, completou neste ano 25 anos de atividade. Criada em 1999, a estreia aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos "Instável Sonata", de Adriana Grechi, e "Pare, pense, faça alguma coisa!", de Tuca Pinheiro.

Inspirado em um grupo que existiu dentro da companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o NDT 3 da Nederlands Dans Theater (NDT), o grupo G2 surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea, com liberdade criativa e valorização da maturidade artística dos bailarinos.

Ao longo desses anos, a G2 vem se consolidando como um espaço de experimentação e inovação na cena cultural da dança. Atualmente, o elenco da companhia é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.

GALERIA DE IMAGENS