Estado amplia rede de proteção social com equipamentos do programa Fortalece Paraná

Entre os itens estão fogões industriais, freezers, geladeiras, fornos elétricos, lavadoras de roupas, além de equipamentos de multimídia como caixas de som e microfones. A iniciativa tem como objetivo equipar e modernizar a estrutura de organizações da sociedade civil que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. 
Publicação
23/01/2026 - 11:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), entregou nesta semana kits de eletrodomésticos a 31 municípios da região Noroeste, como parte do programa Fortalece Paraná. Entre os itens estão fogões industriais, freezers, geladeiras, fornos elétricos, lavadoras de roupas, além de equipamentos de multimídia como caixas de som e microfones.

A iniciativa tem como objetivo equipar e modernizar a estrutura de organizações da sociedade civil que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade com equipamentos essenciais para o funcionamento dessas entidades. Estas entregas se somam às 115 cidades que já haviam recebido os equipamentos no ano passado. No total, serão 206 municípios beneficiados com a modernização das entidades sociais.

As ações ocorreram em Cianorte, na quarta-feira (21), atendendo cidades da Associação dos Municípios do Médio Noroeste (Amenorte); em Paranavaí, na quinta-feira (22), contemplando cidades da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar); e em Umuarama, na sexta-feira (23), beneficiando municípios da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios).

O Fortalece Paraná é uma estratégia do Governo do Estado para garantir que a solidariedade venha acompanhada de estrutura. Ao fornecer equipamentos duráveis, o Estado reduz os custos das entidades e assegura que os recursos dessas instituições possam ser focados no atendimento. 

“O programa é uma política pública que chega diretamente a quem mais precisa, fortalecendo as entidades que estão na linha de frente do atendimento social. Ao investir em estrutura e equipamentos, o Governo do Estado garante mais qualidade no acolhimento e permite que as organizações concentrem seus esforços no cuidado humano e no desenvolvimento das famílias paranaenses”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

O programa viabiliza o repasse de kits de eletrodomésticos e equipamentos essenciais para o funcionamento dessas entidades. “Esses materiais são fundamentais para qualificar o atendimento na ponta, permitindo que as instituições preparem alimentos com mais qualidade, higienizem roupas e ofereçam melhores condições de acolhimento para idosos, crianças e famílias atendidas pela rede socioassistencial”, acrescentou Carboni.

O processo de ranqueamento dos municípios considerou critérios como estimativa populacional, indicadores de vulnerabilidade das famílias e desempenho municipal em renda, priorizando cidades com até 10 mil habitantes. Após a seleção, as prefeituras formalizaram a adesão ao programa e ficam responsáveis por indicar ao menos duas entidades para receber os equipamentos, que serão entregues gradualmente conforme disponibilidade orçamentária e financeira do Estado.

GALERIA DE IMAGENS