Estado marca presença em eventos e dá visibilidade a atrativos turísticos do Paraná

Ações integram o programa Paraná + Eventos. Haru Matsuri, Festa do Leitão a Pururuca, Festival Tutano Gastronomia e Cianorte Alto Verão tiveram a participação da Secretaria do Turismo para reforçar a divulgação dos destinos e atrativos do Estado. Somente em 2025, a Setu deve participar de 541 eventos.
Publicação
29/09/2025 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), marcou presença em quatro grandes eventos realizados no Paraná neste fim de semana (27 e 28): o 33º Haru Matsuri, em Curitiba; a 4ª Festa do Leitão à Pururuca, em Prudentópolis; o Festival Tutano Gastronomia, também na Capital, e o Cianorte Alto Verão, em Cianorte. As ações integram o programa Paraná + Eventos, iniciativa que promove a divulgação dos destinos e atrativos turísticos do Estado. Somente em 2025, a Setu já participou de 340 eventos, com outros 201 previstos até dezembro.

O programa tem como objetivo descentralizar as ações de promoção do turismo, apoiando iniciativas em todo o Estado e fomentando a movimentação econômica local. A expectativa é superar a marca de 540 eventos até o final de 2025, consolidando o Paraná como destino de turismo diversificado e competitivo no cenário nacional.

No Haru Matsuri, em Curitiba, a cultura japonesa ganhou destaque com música, dança, gastronomia e exposições. O festival, que neste ano celebrou os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, contou com apresentações de taikô, danças tradicionais e contemporâneas, canções japonesas, demonstrações de artes marciais e concurso de cosplay. Estandes também ofereceram artesanato, arranjos florais e bonsais. O evento atraiu público diversificado, incluindo turistas estrangeiros.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, a presença em eventos de diferentes segmentos amplia a visibilidade do Paraná como destino turístico. “O Paraná tem diversidade cultural, gastronômica e de paisagens naturais. Estar presente em feiras, festas e festivais fortalece essa imagem e gera oportunidades de negócios e desenvolvimento regional”, afirmou.

Entre os visitantes do estande da Setu, o turista francês Edouard Schmitt destacou sua experiência em Curitiba. “É uma cidade grande, limpa e segura. Há muito potencial turístico aqui e pretendo voltar com familiares e amigos para conhecer ainda mais o Paraná. Em meu país só se fala do Rio de Janeiro, mas esse lugar é como a Europa, isso é fantástico”, disse.

“Ter espaços como esse disponibilizado pela secretaria do Turismo, e podendo participar de um evento como esse, faz com que os artesãos paranaenses tenham mais visibilidade e possam expor seus trabalhos. Manter vivas as manualidades é algo que nós acreditamos muito”, afirmou o marceneiro e ceramista Gabriel Fernando Palmas, que participou da feira.

Em Prudentópolis, a 4ª Festa do Leitão à Pururuca movimentou a comunidade local com almoço típico, leilão, rifa e show nacional do grupo Garotos de Ouro. O evento reuniu famílias da região em torno da gastronomia, do convívio comunitário e da valorização das tradições locais.

Já o Festival Tutano Gastronomia, em Curitiba, reuniu chefs, produtores e amantes da culinária em torno de debates, oficinas e experiências gastronômicas. O evento reforça a importância da cadeia alimentar e da valorização dos produtos regionais do Paraná. Com foco na qualidade e excelência, o Festival destacou a importância de ingredientes e organização na alta culinária.

O ponto alto foi o Cozinha Show, um espaço interativo onde chefs renomados como Lenin Palhano e Anna Cury fizeram demonstrações ao vivo. As apresentações foram transmitidas em tempo real para a plateia por meio de câmeras posicionadas, permitindo que o público acompanhasse de perto as técnicas e os segredos dos chefs. Ambos os profissionais reforçaram a necessidade de uma matéria-prima de excelência e uma organização impecável para garantir pratos de alto padrão, sublinhando que a qualidade começa bem antes do preparo final.

No Noroeste, o Cianorte Alto Verão apresentou tendências da moda e movimentou o setor têxtil, reforçando a importância da indústria regional. A participação da Setu garantiu que o potencial turístico da cidade também fosse divulgado junto ao público.

A diretora de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Setu, Sandra Maria Negrini Brisola, destacou o alcance da estratégia. “O investimento no calendário de eventos é uma forma de promoção que valoriza cada território turístico do Estado e fortalece sua identidade diante de visitantes e moradores”, disse.

GALERIA DE IMAGENS