A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) promove nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) uma capacitação voltada ao cuidado da população idosa, nas sedes da 13ª Regional de Saúde de Cianorte e da 12ª Regional de Umuarama. A ação reúne cerca de 600 profissionais da área e prevê a avaliação de cerca de mil pessoas idosas, integrando as estratégias do Projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, que orienta a reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) e incentiva mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes em todo o Estado.
“Nosso objetivo é garantir que os paranaenses envelheçam com mais saúde, autonomia e dignidade. Estamos investindo na formação das equipes e no fortalecimento da rede de atenção para oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e resolutivo à população idosa”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O modelo de cuidado adotado pelo Paraná é inovador por ser centrado na pessoa e não apenas nas doenças. Ele prevê estratificação de risco, avaliação global da saúde da pessoa idosa – incluindo determinantes sociais –, atuação de equipes multiprofissionais de forma interdisciplinar, além de trabalho em rede e intersetorialidade.
A estratégia segue as diretrizes da Linha Guia do Idoso e tem como foco principal a manutenção da independência e autonomia dos indivíduos à medida que envelhecem.
Para isso, prioriza a prevenção, a identificação precoce, o manejo adequado e a reabilitação da Fragilidade Multidimensional, condição caracterizada pela redução da capacidade de adaptação às agressões biopsicossociais e pela maior vulnerabilidade ao declínio funcional, institucionalização e óbito.
AÇÕES – Ao longo da atual gestão, o Governo do Estado, por meio da Sesa, tem ampliado as ações do Projeto Envelhecer com Saúde. Entre os destaques estão o Sistema de Informação da Pessoa Idosa no Paraná (SIPI/PR), lançado em 2023, que já cadastrou cerca de 220 mil pessoas idosas e avaliou 200 mil delas, permitindo identificar condições de saúde por território.
Contempla também a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, com 500 mil exemplares distribuídos, que reúne informações essenciais para a continuidade do cuidado; e a parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa, que já capacitou 400 líderes e voluntários, resultando em mais de 3,5 mil novos idosos acompanhados mensalmente.
A educação permanente também é prioridade: aproximadamente 5 mil profissionais foram capacitados para lidar com as particularidades do cuidado à população idosa. Além disso, foram intensificadas as ações de atenção e monitoramento nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), com protocolos atualizados que ajudaram a prevenir milhares de óbitos durante a pandemia da Covid-19.
Complementam essas iniciativas os materiais educativos publicados em parceria com universidades, como o Manual de Prevenção de Quedas e as orientações para exercícios físicos em casa, ampliando o acesso à informação de qualidade.
“Essas capacitações constantes reforçam o compromisso em qualificar continuamente os profissionais de saúde e em consolidar práticas inovadoras que fazem do Paraná uma referência nacional no cuidado às pessoas idosas”, completou o secretário.