O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), firmou nesta semana um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para o repasse de R$ 575.338,50 para viabilizar o desenvolvimento de projetos de preservação e valorização do patrimônio histórico dos municípios de Morretes e Antonina, no Litoral.
O projeto intitulado “Antonina e Morretes Digital: Preservação e Valorização do Patrimônio Histórico através da Inovação Tecnológica” prevê a digitalização de inventários do patrimônio histórico das duas cidades.
O recurso é proveniente do Fundo Paraná, que é destinado a apoiar financeiramente o desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná, de forma a impulsionar novas iniciativas que fortaleçam municípios de todas as regiões do Estado e aproximando os resultados da pesquisa das demandas locais.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou o papel da UTFPR como parceira estratégica na execução do projeto de preservação das duas cidades do Litoral. “Estamos firmando um convênio que garante apoio do Governo do Paraná para o desenvolvimento de projetos voltados ao patrimônio histórico de Antonina e Morretes. São cidades históricas e simbólicas, e essa parceria com a UTFPR permite estruturar projetos e buscar novos recursos para preservar esses patrimônios tão importantes para o Estado”, disse.
A iniciativa, coordenada pela UTFPR, tem como objetivo gerar dados técnicos, diagnósticos e documentos estratégicos que auxiliem as prefeituras na preservação dos bens culturais e na captação de novos recursos.
Segundo o reitor da UTFPR, Everton Lozano, o investimento do Governo do Estado representa uma parceria importante para gerar benefícios diretos para a preservação histórica e para a formação acadêmica. “Esse convênio é estratégico para o Paraná, pois permite um levantamento e diagnóstico do patrimônio histórico de Morretes e Antonina. Os resultados vão gerar informações técnicas fundamentais para que os municípios possam planejar ações, buscar recursos e fortalecer o turismo e a preservação cultural”, afirmou.
O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, celebrou a assinatura e falou sobre a contribuição direta do projeto para o fortalecimento do turismo regional. “Morretes e Antonina estão unidas pela preservação do patrimônio histórico, o que ajuda a atrair mais turistas e valorizar ainda mais a nossa região, então temos que agradecer ao Governo do Estado e a UTFPR por esse olhar para os municípios, trazendo benefícios diretos”, afirmou.
Segundo o secretário da Administração de Antonina, Jean Pierre Ricardo Ramos, o município tem um patrimônio histórico de grande valor, e essa parceria com a universidade traz o suporte técnico que muitas vezes a cidade não consegue sozinha. “É um olhar estratégico do Governo do Estado para garantir a preservação da nossa história”, afirmou.


















