Estado vai lançar cursos gratuitos de qualificação com foco na Indústria 4.0 para oito cidades

O objetivo do projeto é capacitar profissionais para compreender, desenvolver e aplicar conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, com foco em automação industrial, Internet das Coisas (IoT), sistemas robóticos e controladores lógicos programáveis (CLPs).
Publicação
20/09/2025 - 09:00

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), assina na próxima terça-feira (23) o Termo de Reinvestimento do Projeto Qualificação para Indústria 4.0. O objetivo do projeto é capacitar profissionais para compreender, desenvolver e aplicar conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, com foco em automação industrial, Internet das Coisas (IoT), sistemas robóticos e controladores lógicos programáveis (CLPs).

A cerimônia acontece às 9h, na Sala de Situação da pasta, no edifício da Paranáprevidência, na Rua Inácio Lustosa, 700, no bairro São Francisco, em Curitiba.

O projeto, que contará com investimento de R$ 752.015,36, será executado em parceria com a empresa Beontag, especialista em materiais gráficos e etiquetas, no âmbito do programa Paraná Competitivo, e terá o Senai como responsável pela execução dos cursos.

A iniciativa prevê a abertura de 13 turmas do curso de Automação Industrial para Indústria 4.0 em oito municípios paranaenses: Cascavel (1), Curitiba (2), Londrina (2), Maringá (2), Pato Branco (1), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (1) e Campo Mourão (2). Ao todo, serão ofertadas 260 vagas, em turmas de 20 alunos cada, com carga horária de 96 horas. Cada participante receberá ainda uma bolsa no valor de R$ 1.008,00, como apoio financeiro durante o período de estudos.

De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, a ação é estratégica para o futuro do mercado de trabalho no Estado. “Estamos falando de um projeto que prepara os trabalhadores paranaenses para as novas demandas do mercado, conectadas às transformações da Indústria 4.0. Essa é uma ação que alia qualificação profissional, inovação e desenvolvimento econômico, garantindo que o Paraná esteja na vanguarda da modernização industrial e, ao mesmo tempo, oferecendo oportunidades concretas de crescimento para a nossa população”, disse.

A iniciativa reforça o compromisso do Paraná Competitivo em transformar incentivos fiscais em projetos que geram emprego, renda e desenvolvimento sustentável, conectando o setor produtivo às novas demandas tecnológicas e promovendo inclusão social por meio da qualificação profissional.

CONTEÚDO DO PROJETO – O curso será dividido em quatro módulos, estruturados para oferecer uma formação completa e atualizada em tecnologias voltadas para a modernização industrial. Ao todo, o curso soma 96 horas de capacitação, conectando teoria e prática para preparar os participantes às exigências da Indústria 4.0.

O primeiro módulo aborda a Internet das Coisas (IoT), com carga horária de 24 horas. Os participantes aprenderão princípios de eletrônica e eletricidade, instrumentação eletrônica e sensoriamento industrial. O conteúdo também inclui aquisição e tratamento de sinais, dispositivos embarcados e arquitetura de microcontroladores, além de protocolos de comunicação como Usart, Bluetooth e Ethernet.

Na sequência, o módulo de Automação Industrial Básica, com duração de 16 horas, foca em eletropneumática, testes e manutenção de sistemas, diagnósticos e o funcionamento de controladores lógicos programáveis (CLPs). Os alunos terão contato com conceitos de comando e controle, além de vantagens da automação de processos com CLPs.

O terceiro módulo, de Automação e Sistemas Robóticos, será o mais extenso, com 40 horas de atividades. A formação passa pela história e evolução da manufatura, conceitos de automação de sistemas produtivos, integração de processos e introdução à robótica. Os conteúdos incluem ainda características dos robôs, segurança em sistemas automatizados e comandos como Eixo K, Eixo World e Ponto Central da Ferramenta (TCP).

Por fim, o módulo de Automação Industrial com CLP, com 16 horas, aprofunda-se no uso de sensores industriais, normas de segurança, inversores de frequência, pneumática e hidráulica. Os alunos terão aulas práticas de programação de CLPs e desenvolvimento de comandos automatizados.

GALERIA DE IMAGENS