Defesa Civil Estadual envia primeiro alerta por Cell Broadcast para Curitiba

Sistema alerta para situações de tempestades mais extremas,  que exigem uma ação imediata das pessoas em buscar um local seguro. Alerta para Curitiba foi enviado em decorrência das condições mais severas que se formaram e tinham o potencial de provocar danos.
Publicação
07/02/2026 - 18:58
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Neste sábado (7), por volta das 17h40, o município de Curitiba recebeu o seu primeiro alerta por meio do sistema cell broadcast. Esse sistema alerta para situações de tempestades mais extremas,  que exigem uma ação imediata das pessoas em buscar um local seguro. Por isso essa mensagem, que não exige cadastro prévio na Defesa Civil, se sobrepõe as informações no celular, obrigando que a pessoa interaja e saiba que existe o alerta para região.

O alerta para Curitiba foi enviado em decorrência das condições mais severas que se formaram no município e tinham o potencial de provocar danos. O alerta abrangeu também a região de São José dos Pinhais, que podia ser impactada pelas condições.

O meteorologista do Simepar identificou uma instabilidade em forma de linha que se formou sobre a região dos dois municípios e indicava a possibilidade de rajadas de vento de até 80km/h e possibilidade de intensificação da precipitação, com alguma chance de granizo. 

Em vista da probabilidade de formação do evento em pouco tempo, esse tipo de alerta foi enviado. Vale ressaltar que esta tecnologia não necessita de cadastro prévio para que os usuários recebam os alertas. 

ALERTAS NO PARANÁ – Ao longo do dia outras regiões também receberam alertas de risco moderado a alto. Estas regiões eram indicadas com potencial de acontecimento de tempestades no boletim meteorológico publicado na quinta-feira (05/02) . Outros municípios também receberam alertas por cell broadcast por conta das tempestades mais intensas que se formaram. Os alertas foram enviados para  Capanema e Planalto às 15h05 e para Dois Vizinhos às 15h45.

MONITORAMENTO – O monitoramento da Defesa Civil Estadual é realizado 24horas por dia e a estrutura do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres continua monitorando as condições para o envio de alertas em caso de em caso de condições mais severas.

Confira:

Acumulado de chuva em Curitiba até as 18h20 deste sábado (07):
Estação do Simepar, no Jardim das Américas: 5,8 mm
Estações meteorológicas da Prefeitura:
Bairro Novo: 3,6 mm
Boa Vista: 4 mm
Boqueirão, Caximba, CIC, Pinheirinho e Portão: nada
Cajuru: 5,4 mm
Alto da XV: 7,2 mm
Centro: 1mm
Santa Felicidade: 0,6 mm
Tatuquara: 0,4 mm

Estações hidrológicas da prefeitura de Curitiba:
Barigui: 0,3 mm
Bigorrilho: 0,2 mm
Bairro Alto: 11,3 mm

Estações pluviométricas do CEMADEN:
Atuba: 6,2 mm
Butiatuvinha, Pilarzinho e Umbará: nada
Novo Mundo: 3,2 mm
Santa Felicidade: 0,8 mm
Vista Alegre: 0,6 mm
Rajadas de vento em Curitiba até as 18h30 deste sábado (07):
Estações meteorológicas da prefeitura:
Boa Vista: 49,7km/h às 17h40
Boqueirão: 64,1km/h às 17h30
Pinheirinho: 78,9km/h às 17h30
Portão: 66,6km/h às 17h
Tatuquara: 58,3km/h às 17h10

GALERIA DE IMAGENS