As forças de segurança do Paraná apresentaram nesta sexta-feira (12) o planejamento estratégico que será adotado durante o Verão Maior. O encontro reuniu o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, além dos comandantes e representantes da Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil (PCPR), Polícia Penal (PPPR), Polícia Científica (PCIPR) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR), que detalharam o reforço de efetivo, o emprego de tecnologia e o conjunto de ações integradas para garantir atendimento eficiente à população durante a alta temporada.
"O planejamento integrado evidencia o compromisso conjunto em oferecer uma operação robusta, tecnológica e organizada. Serão mais de 2 mil profissionais de todas as forças à disposição para assegurar que todos os eventos previstos ocorram sem nenhuma intercorrência", enfatizou Teixeira.
Um dos destaques deve ser o uso de câmeras com inteligência artificial, fruto da segunda fase do projeto Olho Vivo, anunciada nesta semana. A partir da integração de sistemas inteligentes, será possível pesquisar características específicas de pessoas e veículos, rastrear rotas, consolidar informações de diversos pontos e emitir alertas automáticos às forças de segurança.
A PMPR contará com o reforço do policiamento ostensivo com quadriciclos, UTVs, módulos móveis, viaturas 4x4 e o suporte aéreo da BPMOA. Drones, plataformas elevadas de observação e sistemas de reconhecimento facial reforçarão o monitoramento de áreas de grande circulação. Unidades especializadas como BPRONE, BPCHOQUE, BOPE e Patrulhamento Costeiro atuarão permanentemente para prevenir crimes, realizar operações táticas e ampliar a sensação de segurança. O planejamento inclui ainda operações de barreira e ações com a Diretoria de Inteligência.
"Além do efetivo regular empregado no Litoral durante todos os finais de semana e eventos, contaremos também com o apoio de equipes das forças táticas. O objetivo é assegurar um verão tranquilo e com respostas rápidas às demandas da comunidade", destacou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
A PCPR vai atuar nas atividades de investigação, polícia judiciária e repressão ao crime organizado. O efetivo contará com unidades móveis da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE), viaturas especiais e o apoio aéreo do Grupamento de Operações Aéreas, além de equipes especializadas em narcóticos, escoltas e atendimento ao cidadão. O Instituto de Identificação operará com reforço para serviços de identificação civil e criminal, bem como perícias papiloscópicas em locais de crime e em laboratório.
“Estamos nos preparando para uma temporada com grande fluxo de veranistas, especialmente por ser um período mais curto. As delegacias atuarão em duas frentes: atendimento 24 horas para registrar ocorrências e a investigação, onde equipes reforçadas instauram inquéritos, pedem prisões e buscas. A melhor forma de reduzir a criminalidade é garantir a certeza da punição, e nosso foco é responsabilizar quem comete crimes”, disse o delegado Rodrigo Brown, comandante do Centro de Operações Policiais Especiais..
A Polícia Penal do Paraná vai atuar com foco na fiscalização de pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica nas áreas turísticas, atuação em operações conjuntas de recaptura e verificação de irregularidades, além de ações de inteligência penal voltadas à prevenção de crimes praticados por grupos criminosos. Equipes do Setor de Operações Especiais (SOE) estarão mobilizadas para atuar em apoio às forças estaduais quando necessário, ampliando o controle e monitoramento de indivíduos sob restrição judicial durante a temporada.
“O reforço de efetivo também ocorre no complexo de Piraquara, que abriga cerca de 11 mil presos. No Litoral, já transferimos 160 detentos para liberar vagas nas cadeias públicas durante a temporada. Além disso, o posto móvel de monitoração eletrônica vai fiscalizar o uso de tornozeleiras e fazer a manutenção dos equipamentos quando necessário”, explicou Ananda Chalegre, diretora-geral da Polícia Penal.
O Corpo de Bombeiros Militar reforçará o salvamento aquático e terrestre com mais de uma centena de Postos de Guarda-Vidas (PGVs) distribuídos ao longo das praias e regiões de fluxo turístico. Serão empregados helicópteros, embarcações, motos aquáticas e equipes especializadas em resgate, prevenção e resposta rápida. A corporação também ampliará ações educativas e ações preventivas para evitar acidentes e afogamentos.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, enfatiza o aumento no efetivo para atendimento aos veranistas. "Para esta temporada, o Corpo de Bombeiros se preparou desde a pré-temporada, que ocorre em duas fases: uma mais distante do verão, com menos postos, e outra já próxima ao período de férias, com efetivo ampliado. Essa ampliação é necessária diante da expectativa de aumento do público", disse.
A Polícia Científica (PCIPR) intensificará a atuação no Litoral com bases fixas e postos avançados para a realização de exames periciais, necropsias, análises laboratoriais e procedimentos de medicina legal. Ciro José Cardoso Pimenta, diretor-geral da PCPR, destacou a estrutura montada para reforçar o atendimento pericial. “O posto avançado de Matinhos vai apoiar a perícia de Paranaguá, e também teremos uma base em Guaratuba integrada ao Corpo de Bombeiros. As cidades contarão com equipes completas de peritos para atender ocorrências de forma rápida e integrada”.



