Fórum de trânsito reforça compromisso do Paraná com mobilidade e segurança viária

O encontro promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), destaca-se por promover o debate, capacitação e integração entre profissionais que atuam nas áreas de trânsito, saúde, mobilidade e segurança viária.
Publicação
30/10/2025 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), realiza nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), em Curitiba, mais uma edição do Fórum Estadual do Programa Vida no Trânsito (PVT-PR). O encontro destaca-se por promover o debate, capacitação e integração entre profissionais que atuam nas áreas de trânsito, saúde, mobilidade e segurança viária.

Com o tema “Comunicação Positiva e Educação para a Mobilidade Segura e Sustentável”, o fórum tem o objetivo de ampliar o diálogo sobre estratégias que contribuam para a redução de mortes e lesões no trânsito e a promoção de comportamentos mais seguros nas vias urbanas e rodoviárias.

Profissionais das áreas de saúde, trânsito, segurança pública, mobilidade, educação e comunicação, além de gestores públicos, representantes de municípios, universidades, organismos nacionais e internacionais e pesquisadores participam do evento, presencialmente. Além disso, é transmitido pelo canal da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESP Virtual).

“O fórum é uma oportunidade de aprendizado e de construção coletiva. Nos últimos 30 anos, algo que era apenas números se tornou uma epidemia, que é a morte violenta por fatores externos. Cada ação integrada do Vida no Trânsito reflete o compromisso do Estado com a preservação da vida e com o cuidado em saúde pública”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, também participou das discussões.

Victor Pavarino, técnico da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mediará as palestras e painéis nos dois dias do evento. Para ele, o encontro entre as várias áreas e setores resulta em uma oportunidade de fortalecer políticas integradas e promover ações conjuntas em prol da segurança e da saúde no trânsito.

“O Paraná é um grande exemplo para o Brasil. Esse tipo de iniciativa representa um momento único de atualização, troca de experiências e fortalecimento das ações integradas entre trânsito, saúde e segurança viária”, ressaltou.

Atualmente, o Programa Vida no Trânsito (PVT-PR) é a adaptação estadual no Paraná de um programa nacional, idealizado para reduzir mortes e ferimentos graves no trânsito, por meio da vigilância de lesões, análise de dados, integração entre setores e promoção da segurança viária.

O PVT está presente em 14 municípios paranaenses (Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama), atuando de forma articulada com as equipes locais de vigilância e mobilidade.

O projeto também reafirma o compromisso do Paraná com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 11) e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), além de fortalecer a execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

RESULTADO – O Detran-PR participou do evento através do painel de Comunicação e de uma palestra sobre o Plano Estadual de Segurança no Trânsito (Petrans), reforçando seu compromisso com as ações integradas de prevenção e redução de acidentes no Estado.

O diretor-presidente do Detran/PR, Santin Roveda, destacou o papel estratégico do órgão na promoção de um trânsito mais seguro e humano. “O Detran-PR assume com responsabilidade seu papel de impulsionar ações em segurança no trânsito que visam transformar a realidade do nosso trânsito”, disse.

“E é notável a eficácia da metodologia do Programa Vida no Trânsito. Os 14 municípios paranaenses que aderiram, e que representam 43% da nossa população, registraram uma redução de 35,8% na taxa de mortalidade por lesões de trânsito”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS