Ganhando o Mundo Diretor: Educação abre inscrições para vagas remanescentes

Seleção é para 70 vagas da segunda edição do programa que vai mandar diretores de escolas para o Chile. Inscrições vão até domingo (18), podendo participar servidores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) ou do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) em efetivo exercício como diretor.
Publicação
16/01/2026 - 13:57
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) abriu processo seletivo para o preenchimento de vagas remanescentes da 2ª edição do programa Ganhando o Mundo Diretor. A oferta é de 70 vagas e os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online, disponível na página do programa, até domingo (18). 

Para poderem participar, os candidatos devem ser servidores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) ou do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) em efetivo exercício como diretor. Além disso, devem  ter concluído, como diretor formador ou cursista, pelo menos uma Jornada do Grupo de Estudos Diretor Formador em 2025, além de não terem participado da edição anterior do programa. Demais requisitos e informações detalhadas podem ser conferidos diretamente no edital.

FORMAÇÃO - A formação pedagógica desta edição do Ganhando o Mundo Diretor acontecerá no Chile, começando com aulas online preparatórias, ainda em solo brasileiro, ministradas por professores daquele país. Já em solo estrangeiro, os gestores paranaenses terão aulas presenciais em instituição de ensino superior, durante duas semanas, totalizando 64 horas de carga horária, e vivência em duas instituições públicas de ensino secundário do país andino, para observação de práticas de liderança e avaliação docente.

O objetivo do Ganhando o Mundo Diretor é proporcionar aos gestores paranaenses a troca de experiências e a vivência no exterior de práticas pedagógicas de ensino e aprendizado, com foco em gestão e liderança, para que possam implementá-las em suas próprias instituições de ensino e compartilhá-las com a rede paranaense.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, é uma oportunidade de aperfeiçoar a já reconhecida qualidade do ensino do Paraná. “Proporcionar uma experiência internacional aos nossos gestores, com o objetivo de conhecer outras práticas pedagógicas de êxito, como é o caso da chilena, e aplicá-las em nossa rede, é mais um passo em direção à excelência da educação do nosso estado, que já é a melhor do país”, comemora o secretário. 

A lista de classificados será divulgada no dia 3 de fevereiro. O embarque para o Chile acontece no dia 21/03, com o retorno marcado para 4 de abril. 

GALERIA DE IMAGENS