Ganhando o Mundo: reencontros marcam retorno de estudantes do Reino Unido

Este foi o último desembarque da edição 2025, que levou 1,3 mil alunos da rede estadual para um semestre letivo no Exterior. Os 54 estudantes, de diferentes regiões do Paraná, voltaram com experiências acadêmicas, culturais e pessoais.
Publicação
18/01/2026 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, foi palco de reencontros marcados por emoção, na manhã deste domingo (18), com o desembarque dos 54 estudantes paranaenses que retornaram do Reino Unido pelo programa Ganhando o Mundo. Este foi o último desembarque da edição 2025, que levou 1,3 mil alunos da rede estadual para um semestre letivo no exterior.

Entre abraços apertados e lágrimas de saudade, famílias celebraram não apenas a volta para casa, mas também as transformações vividas pelos jovens ao longo de quase cinco meses longe. Vindos de diferentes regiões do Paraná, os estudantes retornam com novas experiências acadêmicas, culturais e pessoais.

A estudante Marina Sander, de 16 anos, de São Mateus do Sul, conta que o intercâmbio mudou sua forma de enxergar o mundo. “Foi um choque cultural muito grande, mas extremamente positivo. Aprendi a ter mais responsabilidade e maturidade, porque precisei me virar sozinha na maior parte do tempo”, afirma.

Para a mãe, Fernanda Sander, a experiência foi construída com dedicação e trouxe impactos que vão além do período fora do país. “Foi um sonho que ela construiu desde a primeira edição do programa. Ela estudou, se dedicou e conquistou essa vaga. Hoje, ela volta entendendo que o mundo é muito maior e cheio de oportunidades”, relata.

MUNDO MAIOR – O retorno também foi carregado de emoção para Alanis Pires Brandt, de 16 anos, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. “Foram meses longe, com muitas histórias para contar. Conheci pessoas diferentes, lugares novos e percebi que o mundo é muito maior do que a gente imagina”, diz a estudante, que destaca o amadurecimento conquistado ao longo do intercâmbio.

A mãe, Flávia Pires, reforça a mudança no comportamento da filha. “Ela precisou aprender a se virar sozinha, pegar transporte público, ir para a escola, criar vínculos. Voltou muito mais responsável e segura. É difícil para os pais, mas é uma experiência que faz o adolescente crescer muito”, avalia.

Já para Enzo Silbert Gasparelo, de 16 anos, de São João do Triunfo, a principal conquista foi a autonomia. “O intercâmbio traz uma bagagem para a vida inteira. A gente sai da zona de conforto e aprende a se preparar cedo para o futuro”, destaca o estudante.

Para, Fábio Gasparelo, o pai, o intercâmbio representou muito mais do que o aprendizado acadêmico. Professor de Língua Portuguesa da rede estadual, ele destaca que experiências como essa ampliam horizontes e transformam a forma como os jovens passam a enxergar o mundo e o próprio futuro. “Eles voltam com outra bagagem, com outra cabeça, com mais maturidade. Isso abre o horizonte, amplia a visão e mostra que é possível sonhar mais alto”, afirmou. Segundo ele, o intercâmbio contribui diretamente para o desenvolvimento pessoal dos estudantes e os prepara para fazer escolhas mais conscientes ao longo da vida.

GANHANDO MUNDO 2025 – A edição de 2025 do Ganhando o Mundo levou 1,3 mil estudantes da rede estadual do Paraná para intercâmbio em países da América do Norte, Europa e Oceania. Foram 500 alunos no Canadá, 150 na Irlanda, 150 no Reino Unido, 200 na Nova Zelândia e 200 na Austrália. Outros 100 estudantes participaram da primeira edição do Ganhando o Mundo Agrícola, com intercâmbio nos Estados Unidos voltado a alunos de cursos técnicos agrícolas. O investimento total do Governo do Estado nesta edição foi de R$ 128 milhões.

Criado para ampliar oportunidades educacionais e culturais, o programa tem como foco estudantes da rede pública estadual, promovendo o desenvolvimento acadêmico, o domínio da língua inglesa e o fortalecimento da autonomia e do protagonismo juvenil.

GALERIA DE IMAGENS