Governador inaugura Poupatempo de Umuarama; rede chega a 100 mil atendimentos

Localizada no Shopping Palladium Umuarama, a nova unidade reúne cerca de 250 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas à disposição da população. Os atendimentos são prestados mediante agendamento prévio, que pode ser efetuado pelo site oficial, aplicativo para smartphones com sistema Android ou ainda nos próprios totens da unidade.
Publicação
17/12/2025 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (17) a unidade Poupatempo Paraná de Umuarama, que é a décima do Estado e a segunda da região Noroeste do Estado, depois de Maringá. Localizada no Shopping Palladium Umuarama, a nova unidade reúne cerca de 250 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas à disposição da população. 

Assim como as demais unidades, o Poupatempo Paraná de Umuarama permanece aberto para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos são prestados mediante agendamento prévio, que pode ser efetuado pelo site oficial, aplicativo para smartphones com sistema Android ou ainda nos próprios totens disponíveis na unidade.

“Umuarama é uma cidade importante, que vem crescendo muito, e o Estado está vindo justamente para acompanhar esse crescimento e facilitar a vida da população da região”, declarou o governador. “O Poupatempo é um centro de serviço para o cidadão. Em vez de a pessoa ter que se deslocar para vários órgãos, dentro da cidade ou até mesmo em outros municípios da região, ela vai resolver tudo o que ela precisa aqui dentro”.

Para o secretário das Cidades, Guto Silva, a iniciativa vai acabar com o que ele chama de turismo da burocracia, quando o cidadão é enviado para vários locais diferentes e tem que voltar várias vezes para conseguir ter sua demanda atendida. “Hoje se usa muito o conceito de cidade inteligente e a gente associa à tecnologia, sensor, semáforo. Cidade inteligente é aquela que cuida do cidadão. E cuidar dele é respeitá-lo quando ele precisa de um serviço do poder público”, afirmou. “Umuarama está um pouco mais inteligente hoje”.

O prefeito Fernando Scanavaca disse que o projeto é uma antiga reivindicação e aproveitou para destacar a valorização da região. “Umuarama tem o privilégio de ter sido escolhida à frente de grandes cidades que ainda não têm o Poupatempo. Esse atendimento centralizado é importante para que a população não tenha a necessidade de ficar andando pelas ruas atrás de documentos”, avaliou.

100 MIL ATENDIMENTOS – Para o superintendente-geral de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura, a empreitada tem sido um sucesso. “Aqui nós chegamos à décima unidade, estruturadas em tempo recorde. E temos três outras unidades em pré-operação: Curitiba Norte, Guarapuava e Colombo", disse.

Na terça-feira (16) a rede de Poupatempo Paraná atingiu a marca de 100 mil atendimentos. "Estamos com mais de 98% de aceitação desses cidadãos que nos procuraram”, relatou. "E novas opções de serviços serão adicionadas em breve, incluindo parcerias com os governos municipais e federal".

A gerente de atendimento da unidade de Umuarama, Bruna de Oliveira Zago, por sua vez, fez questão de frisar o papel do pessoal da linha de frente das unidades. “A nossa função é desburocratizar esse processo de prestação de serviços e levar cidadania à população, para o pessoal que tem mais dificuldade, garantindo conforto, agilidade no atendimento e acessibilidade”, disse.

Segundo ela, para prestar o melhor auxílio possível à comunidade, os profissionais vêm sendo capacitados de modo intenso. “Nossa equipe ficou mais de 30 dias em cada órgão para conseguir tirar o máximo ali, para dar um atendimento de excelência para o cidadão. Tem bastante tempo que estamos nos preparando para esse momento”, complementou.

A
Foto: Felipe Henschel/AEN


SERVIÇOS DISPONÍVEIS – Entre os serviços disponíveis nas unidades Poupatempo, o mais procurado é a emissão de documentos, sobretudo de carteiras de identidade. Os cidadãos também podem obter atendimentos relacionados à Copel, como nova ligação de energia, mudança de titularidade, segunda via da fatura e atualização cadastral; e da Sanepar, como pedidos de ligação de água e esgoto, verificação de consumo e emissão de faturas. 

A Cohapar oferece atualização de cadastro, consulta a programas habitacionais e informações do Casa Fácil Paraná. No Detran-PR, os usuários podem solicitar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferir veículos, pagar taxas e solicitar parcelamento do IPVA.

Pais e estudantes da rede estadual de ensino têm acesso a serviços da Secretaria da Educação, como matrículas, histórico escolar, diplomas e transferências. Também é possível encaminhar seguro-desemprego, consultar vagas de trabalho e emitir a Carteira de Trabalho Digital pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.

Outros atendimentos disponíveis incluem Instituto de Identificação, Procon-PR, Receita Estadual, Paranaprevidência e o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná, ampliando ainda mais o alcance do programa.

UNIDADES EM FUNCIONAMENTO – Além de Umuarama, outras nove unidades do Poupatempo Paraná já foram inauguradas oficialmente. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), há duas em funcionamento em Curitiba, uma em Araucária e uma em São José dos Pinhais. A região Oeste conta com duas unidades, sendo uma em Foz do Iguaçu e uma em Cascavel. Londrina, no Norte do Estado, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Maringá, no Noroeste, completam a lista.

Outras três unidades do Poupatempo estão em período experimental. Em Colombo, na RMC, os serviços estão sendo prestados desde a última sexta-feira (12), no Colombo Park Shopping. Na segunda-feira (15) abriram para testes os espaços de Guarapuava, que fica no Centro da cidade, na região Centro-Sul do Estado, e Curitiba, no bairro Boa Vista, sendo a primeira de rua da Capital e a terceira unidade no município. 

A abertura para testes antecede a inauguração oficial, quando já são prestados atendimentos à população mediante agendamento prévio. O período é fundamental para validar sistemas, ajustar fluxos de atendimento e garantir que toda a estrutura esteja plenamente preparada para o funcionamento definitivo das unidades.

Para 2026 estão previstas as inaugurações do Poupatempo Paraná em Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo, Paranaguá, Arapongas e Apucarana.

A
Foto: Felipe Henschel/AEN


PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o chefe de Gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; o subchefe de Casa Civil, Lúcio Mauro Tasso; e os deputados estaduais Soldado Adriano José e Nelson Justus.

GALERIA DE IMAGENS