Governo do Estado premia 308 organizações e municípios com o Selo Clima Paraná

No grupo dos premiados nesta 11ª edição do prêmio estão 21 organizações públicas; 254 entidades privadas; e 33 na categoria Cidades. O incremento no número de condecorações foi representativo, de 66,5% em relação a 2024, quando 185 instituições receberam o troféu ambiental.
Publicação
03/12/2025 - 09:40

Confira o áudio desta notícia

O auditório lotado da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, aplaudiu na noite desta terça-feira (2) as 308 iniciativas que fizeram da sustentabilidade ambiental e a gestão climática eixos prioritários da administração. Todos foram condecorados com Selo Clima Paraná, premiação coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que completa dez anos em 2025.

No grupo dos laureados estão 21 organizações públicas; 254 entidades privadas; e 33 na categoria Cidades. O incremento no número de condecorações foi representativo, de 66,5% em relação a 2024, quando 185 instituições receberam o troféu ambiental. Confira AQUI todos os vencedores. No total, mais de 7.424 ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) foram declaradas à Sedest em 2025, com diversificação que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta, explica o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental.

“Nós somos o bem que fazemos. As pessoas que estão aqui recebendo esse importante selo fizeram o bem e foram certificados como empresas, municípios e instituições ambientalmente corretas, que fazem a diferença. A sustentabilidade tem o rosto do futuro, o olhar da esperança e de uma Paraná cada vez mais verde”, disse Greca.

O grupo Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, de Curitiba, foi uma das organizações que levaram o troféu para casa, o Selo Clima A de sustentabilidade. A empresa faz o inventário corporativo da emissão de gases do efeito estufa desde a fundação, em 2014, mas há três anos decidiu inovar. Criou um software que garante o cálculo automatizado desse inventário, ganhando velocidade e robustez para agilizar a compensação.

“Essa é parte de uma série de ações de ESG que promovemos na empresa. A sustentabilidade está em nosso DNA”, afirmou Juliana de Moraes Ferreira, uma das fundadoras da instituição. “Reproduzimos na nossa empresa o trabalho ambiental e sustentável que oferecemos aos nossos clientes”, acrescentou Jéssica de Miranda Paulo, sócia do grupo.

“Passar pelo crivo do Governo do Estado e ser referendado por esse certificado nos mostra que estamos no caminho certo, com ações implementadas lá em 2015. É um reconhecimento que nos estimula a evoluir, a seguir compensando os gases emitidos pela nossa própria organização”, afirmou o gerente de cooperativismo da central Sicredi PR-SP-RJ, André Alves de Assis.

COMO FUNCIONA – O Selo Clima Paraná é uma iniciativa que envolve empresas privadas, instituições públicas e municípios. A avaliação dos participantes é baseada nos resultados alcançados nos 12 meses anteriores à inscrição e considera critérios como uso de energia renovável, compensação das emissões de gases de efeito estufa, implementação de programas sociais e boas práticas de governança e inovação tecnológica.

O selo tem validade de um ano e serve como um reconhecimento público das organizações que se destacam em suas ações climáticas e sustentáveis. Para empresas e municípios, obter o selo significa reforçar sua imagem institucional e consolidar o compromisso com práticas que reduzem impactos ambientais e promovem o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e responsável.

Desde sua criação, o prêmio já reconheceu 800 organizações, com mais de 300 certificações em 2025. Isso reflete o crescente engajamento de diferentes setores na busca por soluções inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“São diversas ações em âmbito social, ambiental e de governança que comprovam que o Selo Clima cresceu e vai crescer ainda mais. São pessoas que acreditam no projeto, que acreditam na sustentabilidade”, disse o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Selo Clima Paraná.

TERMO DE COOPERAÇÃO – Antes do evento, durante o 2º Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, a Sedest formalizou com o Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) um termo de cooperação para colaborar com o Programa de Descarbonização da entidade, lançado nesta terça-feira (2).

A ação conta também com a parceria da Fundação Araucária e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e visa apoiar as indústrias paranaenses na transição para a economia de baixo carbono, alinhada à pauta ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O programa prevê capacitação técnica, linhas de financiamento diferenciadas e apoio científico para que micro, pequenas e médias empresas façam inventários de emissões, modernizem processos e adotem fontes renováveis. Em consonância com a Lei nº 22.624/2025, que institui a Política Estadual de Incentivo à Descarbonização, o Paraná reforça seu protagonismo nacional na promoção de uma indústria competitiva, inovadora e comprometida com a neutralidade climática até 2050.

GALERIA DE IMAGENS