O Governo do Paraná formalizou nesta sexta-feira (19) o contrato da implantação do sistema de controle de acesso e da gestão de visitação da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral. O Consórcio Ilha do Mel, liderado pela Imply Rental Locação de Equipamentos e Serviços Ltda., em parceria com a ImplyTecnologia Eletrônica Ltda. e a EBITECH3 – Empresa Brasileira de Inovação e Tecnologia Ltda., foi o ganhador da licitação.
O investimento de cerca de R$ 9,9 milhões vai viabilizar a introdução de um sistema moderno, que reúne software, equipamentos, operação assistida e monitoramento com o objetivo de ordenar o fluxo de visitantes, fortalecer a preservação ambiental, ampliar a segurança e qualificar a experiência de moradores e turistas.
A solução contempla plataforma digital de acesso e bilhetagem, equipamentos de controle físico, painéis informativos, infraestrutura de monitoramento e operação contínua, permitindo gestão em tempo real da capacidade da Ilha, rastreabilidade das informações e transparência na arrecadação e nos repasses.
"Queremos dar segurança tanto para os moradores, quanto para os turistas, de um dos nossos principais pontos turísticos", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que anunciou a medida em visita à Ilha do Mel. “Estamos unindo tecnologia, planejamento e responsabilidade ambiental para garantir que a Ilha do Mel continue sendo preservada, ao mesmo tempo em que oferecemos uma experiência organizada, segura e transparente para quem vive e visita o local”.
Atualmente, a infraestrutura da Ilha do Mel comporta cerca de 5 mil pessoas por dia. Com o novo Plano de Controle, o limite técnico máximo poderá ultrapassar 11 mil visitantes diários, desde que haja controle efetivo, monitoramento contínuo e gestão adequada.
O objetivo desse programa é controlar a capacidade de carga ambiental, reduzir a degradação de ecossistemas sensíveis, ampliar a segurança e melhorar a experiência dos visitantes, com mais acessibilidade e redução de filas, a exemplo do que acontece em outras reservas naturais do Brasil.
- Governo entrega regularização fundiária para moradores da Ilha do Mel
- Mais um marco histórico: Estado publica edital para a engorda da praia de Guaratuba
O contrato, no valor de R$ 9.962.574,81, refere-se à implantação completa da infraestrutura tecnológica e dos sistemas, com execução prevista em até 120 dias, e operação continuada por até 60 meses, conforme metas de desempenho e indicadores rigorosos de qualidade.
A contratação foi realizada por meio de concorrência eletrônica, em conformidade com a Lei Federal nº 14.133/2021, e prevê mecanismos de controle, auditoria, proteção de dados e acessibilidade, alinhados às melhores práticas de governança pública e inovação digital.
Para o Instituto Água e Terra (IAT), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, o projeto consolida um novo modelo de gestão da visitação, com foco no uso sustentável do território, na melhoria dos serviços públicos e no fortalecimento da atuação institucional do Estado na Ilha do Mel.
“Preservação ambiental também se faz com tecnologia e gestão. A iniciativa não se trata de um controle de acesso restritivo, mas de um modelo de governança ambiental baseado em dados, tecnologia e sustentabilidade financeira” explicou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
CARACTERÍSTICAS – O sistema prevê bilhetagem eletrônica, controle em tempo real, uso de QR Code e biometria, monitoramento perimetral com câmeras inteligentes, integração com os órgãos de Segurança Pública e acessibilidade universal, ampliando a transparência, a segurança e a eficiência da gestão pública










