Governo propõe lei que permite que Unespar incorpore cursos da Uniuv, em União da Vitória

A proposta prevê a incorporação de cinco cursos de graduação ofertados de forma presencial: Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia. Atualmente, o quadro docente da Uniuv é composto por 66 professores, que serão cedidos para a Unespar, com ônus para a universidade estadual, por até 17 anos.
Publicação
02/12/2025 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) nesta terça-feira (2) o projeto de lei que autoriza a incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O principal objetivo é fortalecer o ensino superior público na região Sul do Estado. A junção dos portfólios da Uniuv e da Unespar amplia a oferta de cursos de graduação e consolida a cidade de União da Vitória como um polo regional de formação universitária e de pesquisa.

A proposta prevê a incorporação de cinco cursos de graduação ofertados de forma presencial: Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia. Cada curso oferta 40 vagas anuais.

Os demais cursos de graduação presenciais ofertados atualmente pela Uniuv serão desativados de forma gradativa, garantindo aos alunos matriculados o direito de concluir suas formações. Entre eles estão Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Publicidade e Propaganda

Para chegar a essa proposta, foram realizados estudos técnicos considerando aspectos como demanda pelos cursos, orçamento, estrutura patrimonial, impactos sociais e pedagógicos. Os estudos foram realizados com base na Lei Geral das Universidades (Lei nº 20.933/2021), que define os parâmetros para a expansão e reorganização das instituições estaduais de ensino superior.

Atualmente, o quadro docente da Uniuv é composto por 66 professores, que serão cedidos para a Unespar, com ônus para a universidade estadual, por até 17 anos, conforme a desativação progressiva de parte dos cursos. A Unespar também assumirá a infraestrutura física, equipamentos e materiais do Centro Universitário. O patrimônio incorporado está avaliado em R$ 84,1 milhões, incluindo terrenos e edificações.

A incorporação dos cursos de graduação da Uniuv pela Unespar trará impactos positivos para cerca de 385 mil habitantes dos 24 municípios da região de abrangência da instituição, que inclui cidades como São Mateus do Sul, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Rio Azul, Mallet, Prudentópolis, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Imbituva e São João do Triunfo.

O campus de União da Vitória da Unespar conta atualmente com 11 cursos de graduação, dois cursos de mestrado, 110 professores, sendo 72 efetivos e 38 temporários, e 39 agentes universitários.

GALERIA DE IMAGENS