O intenso movimento nas ruas e areias de Matinhos na temporada 2026 do Verão Maior Paraná tem refletido também na rede hoteleira. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), a virada de ano e os primeiros finais de semana de shows tiveram praticamente 100% de ocupação nos hoteis e pousadas do município. E na terceira semana consecutiva de shows não tem sido diferente.
Nomes de peso têm agenda marcada no Litoral, como Raça Negra, que tocou na sexta-feira (23) para 118 mil pessoas e volta ao palco neste sábado (24) em Pontal do Paraná, e a estreia de Fábio Jr. no Verão Maior nesse mesmo dia. Antes mesmo, com Alok, que levou 338 mil para as areias de Caiobá já no primeiro dia de programação. A grande expectativa, porém, é para a atração deste domingo (25). Antes mesmo de subir ao palco, Gusttavo Lima tem movimentado o setor de hoteis e pousadas da região.
“Tivemos o show do Raça Negra, com todos os hóspedes indo ao evento. Tem Fábio Jr. também, mas o mais aguardo é Gusttavo Lima, o nosso embaixador. A expectativa é muito grande”, destaca Zelomar Spindola, proprietária da Pousada Arco Íris. Próxima ao palco, os quartos para o final de semana estão esgotados há meses. “Muita gente acabou ficando sem vaga. Nós gostaríamos de atender a todos, mas quem veio para cá está com uma expectativa enorme de assistir a um show maravilhoso.”
Zelomar administra a pousada ao lado do marido Silvio Cesar há mais de 20 anos. O espaço conta com 13 apartamentos, todos suítes. O diferencial do atendimento é o café da manhã, servido em bandejas diretamente no quarto, modelo adotado durante a pandemia e aprovado pelos hóspedes. “Todos os apartamentos são completos, com frigobar, TV e ar-condicionado. O serviço já inclui roupa de cama, toalhas de banho e café da manhã, funcionando no padrão de hotelaria”, explica.
E para os próximos finais de semana, que terão entre as atrações Ana Castela, os quartos já estão todos reservados. “O Verão Maior Paraná está fomentando bastante a cidade. A nossa pousada fica bem próxima de onde está montado o palco e isso ajuda muito no movimento. Estamos com lotação máxima desde o início de dezembro e com a agenda fechada até o final de fevereiro”, acrescenta. “Nós temos uma agenda com clientes fixos e também uma fila de espera de pessoas que aguardam uma vaga para aproveitar o verão em Matinhos”.
Segundo o diretor da Acima, Jonas de Santi, o Verão Maior Paraná, aliado aos investimentos do Estado no Litoral, tem fomentado o crescimento do setor. “Nós tínhamos uma carência muito grande nessa área. Havia muitas reclamações por parte dos turistas, porque existiam poucas opções e, muitas vezes, elas não conseguiam atender a demanda, tanto em quantidade quanto em qualidade de atendimento. De um tempo para cá, especialmente da temporada passada para esta, surgiram grandes oportunidades de novos negócios”, ressalta.
Um exemplo disso é o MK Flat, recém-inaugurado e que, em pouco tempo, já tem lotação máxima em sua primeira temporada. “Inauguramos no dia 20 de novembro e, desde então, estamos trabalhando para evoluir. A nossa proposta é fomentar o turismo e a hotelaria no Litoral do Paraná. Não havia na cidade um hotel com esse nível de estrutura. A partir da escuta da demanda e das reclamações existentes, buscamos suprir essa carência e fortalecer o setor hoteleiro local”, comenta o gerente do espaço, Wendricson de Castro.
O hotel, que funciona ao estilo flats, conta com 39 quartos equipados com minicozinha (geladeira, microondas, fritadeira elétrica sem óleo, fogão e utensílios), ar-condicionado, tv, persianas automáticas, entre outras facilidades. O local segue uma tendência observada no Litoral, de empreendimentos de alto padrão, com maior valor agregado.
“A temporada tem sido surpreendente. Os shows foram extremamente positivos para nós e para todo o litoral paranaense. Tivemos lotação máxima nas datas do show do Alok e também para o Gusttavo Lima. Para outros grandes shows, como o da Ana Castela, a expectativa também é de lotação total”, complementa.
NOVO LITORAL – Tanto Zelomar quanto Wendricson creditam esse movimento ao que tem sido “construído” ao longo dos últimos anos na região. Revitalização da orla, com engorda da faixa de areia; duplicação da PR-412 de Guaratuba a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e no trecho catarinense, em Garuva; novo Hospital de Matinhos; e a tão esperada Ponte de Guaratuba, prevista para ser entregue em abril, são alguns dos investimentos que têm transformado a realidade do Litoral do Paraná.
“A maioria dos hóspedes vêm tanto para conhecer o Litoral ou passar as férias aqui, quanto para assistir aos shows do Verão Maior Paraná. Esse evento está fomentando muito a cidade e ajudando bastante o comércio e o turismo”, afirma Zelomar. “Os impactos são totalmente positivos. Os investimentos estão fomentando o Litoral, mas nós, como comerciantes, também precisamos fazer a nossa parte. É importante entregar a qualidade que o Governo do Estado busca oferecer para o Paraná. Aproveitamos esse momento para abraçar essa causa”, acrescenta Wendricson.
O comércio também tem sido beneficiado por esse novo momento. “O faturamento já aumentou em mais de 30% em relação à temporada passada. O impacto econômico aqui está sendo muito grande por conta de tudo o que está acontecendo. Nós acreditamos que a injeção de recursos já esteja em aproximadamente R$ 250 milhões no Litoral”, aponta o diretor da Acima.
































