O Hospital Geral Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo (HGI), em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, realizou a primeira captação de múltiplos órgãos da unidade, em procedimento que mobilizou a equipe multiprofissional da instituição e também da Central de Transplantes do Paraná.
Realizada na última sexta-feira (14), a captação envolveu fígado e rins. O transporte dos órgãos foi feito com apoio da aeronave da Casa Militar do Governo do Paraná. O doador foi um homem de 29 anos, cuja família autorizou a doação, possibilitando que várias pessoas fossem beneficiadas.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a ação integrada reafirma o compromisso do Governo do Estado com a expansão e qualificação da rede de doação e transplantes no Paraná. “É mais um reflexo do nosso trabalho de descentralização da Saúde para que todas as regiões do Paraná possam ter estrutura e capacidade para realizar diversos tipos de procedimentos. Isso gera resultados diretos, como a possibilidade de fazer a captação de órgãos e levar para quem precisa de forma rápida”, destacou.
A captação dos órgãos só é possível depois da autorização da família, em um processo que envolve acolhimento e entrevistas feitas por pessoal altamente capacitado para esta ação. O trabalho delicado foi desenvolvido logo após a morte do doador e contou com a participação de profissionais do hospital, assim como da 8ª Regional de Saúde (RS) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Cascavel.
Segundo dados do coordenador da OPO Cascavel, Marcelo de Souza Furtado, houve uma melhora importante na taxa de autorização familiar nos municípios que compreendem a 8ª Regional de Saúde, passando de 56% (janeiro a outubro do ano passado) para 68% no mesmo período deste ano. A taxa média de autorização familiar no Paraná é de 70%, a maior do Brasil. A média nacional é de 54%.
DOAÇÕES – Segundo a Central Estadual de Transplante, de janeiro a outubro deste ano, o Estado registrou 400 doações efetivas com 659 órgãos transplantados, sendo 27 corações, 243 fígados, 377 rins e, ainda, transplantes duplos com 8 pâncreas/rim e 4 fígados/rim. Além disso, foram realizados, no mesmo período, 912 transplantes de córneas.






