Integração e desenvolvimento sustentável marcam oficinas da rota Caminhos do Peabiru

Foram 11 oficinas que reuniram representantes de 97 municípios participantes do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru. Agora, ele entra em uma nova etapa para definição do traçado, seguida de consulta pública para escutar a população.
Publicação
13/08/2025 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado promoveu 11 oficinas que reuniram representantes dos 97 municípios participantes do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru. Muito mais do que apenas mapear o caminho para a elaboração da trilha, os encontros serviram para integrar os gestores municipais e também fomentar o desenvolvimento sustentável por meio do turismo, com geração de empregos e renda.

O objetivo é resgatar e consolidar os Caminhos do Peabiru, rota milenar que corta o Paraná, valorizando a identidade cultural, estimulando a sustentabilidade e fomentando o desenvolvimento regional por meio de um turismo responsável.

A 11ª e última oficina aconteceu em Curitiba nesta quarta-feira (13). Representantes dos municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais, Fazenda Rio Grande, além da Capital, puderam abrir mapas, marcar pontos importantes, delimitar junções e elaborar traçados em um ambiente de sinergia.

Como nas demais oficinas, o período da manhã foi dedicado a palestras sobre a história dos Caminhos do Peabiru e também aspectos mais técnicos de turismo e de trilhas, como sinalização, classificação de trilhas e estratégias para mobilizar comunidades. Em algumas das etapas foi possível visitar aldeias indígenas.

Técnicos das secretarias de Estado do Planejamento (SEPL) e do Turismo (Setu), junto com o Serviço Social Paraná Projetos e consultores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico-Universidade Estadual de Maringá (Fadec-UEM), estiveram com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) em todas as regiões onde puderam apresentar aspectos históricos e detalhar a importância do programa.

“Estamos realizando esse fechamento relevante e participativo das oficinas da Rota Turística Caminhos do Peabiru. Foram oficinas muito produtivas onde os municípios puderam aprender e demarcar o trecho deste que é um programa que trará desenvolvimento sustentável, emprego e renda à população paranaense”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.

“O encerramento das oficinas reforça nosso compromisso em transformar o turismo do Paraná em uma experiência integrada, autêntica e sustentável. A partir do diálogo com os municípios, estamos estruturando um roteiro que preserva um patrimônio milenar, impulsiona a economia local e valoriza as comunidades, garantindo que visitantes vivenciem toda a riqueza cultural e natural desse trajeto”, destacou o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Agora, o programa entra em uma nova etapa. A Fadec entregará aos municípios os traçados trabalhados nas oficinas. Eles terão o prazo de 30 dias para devolver com traçado definido, após conversas com trilheiros, proprietários rurais e população de modo geral.

Após estes 30 dias, cada cidade deve abrir consulta pública para escutar a população. Será realizada uma análise geral dos traçados e iniciarão visitas técnicas para validação e apontamento dos pontos críticos

ROTA TURÍSTICA – Instituída oficialmente em novembro de 2024 pelo Decreto 8.025/2024, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Rota Turística Caminhos do Peabiru é coordenada pela Setu e SEPL, em articulação com municípios, Instâncias Regionais de Governança, comunidades e demais atores, com base nos princípios da Rede Trilhas.

Com mais de 3 mil anos de história, os Caminhos do Peabiru conectam o Oceano Atlântico ao Pacífico e percorrem cerca de 2 mil quilômetros dentro do Paraná. O trajeto foi usado originalmente por povos indígenas como Guarani, Kaingang e Xetá, além de exploradores incas, jesuítas e europeus, e guarda sítios arqueológicos e um rico patrimônio cultural.

Confira as regiões e municípios que receberam as oficinas:

22/07/2025 – Peabiru
Araruna, Tuneiras do Oeste, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz, Farol, Campo Mourão, Iretama, Corumbataí do Sul, Luiziana e Peabiru.

24/07/2025 – Turvo
Pitanga, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque, Cândido de Abreu, Roncador, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Turvo

25/07/2025 – Juranda
Ubiratã, Altamira do Paraná, Boa Esperança, Mamborê, Nova Cantu, Campina da Lagoa, Goioerê, Janiópolis e Juranda

29/07/2025 – Reserva
Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva

31/07/2025 – Paranaguá
Antonina, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá

04/08/2025 - Foz do Iguaçu
Céu Azul, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Foz do Iguaçu

05/08/2025 – Realeza
Capanema, Planalto, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Lindoeste, Santa Tereza do Oeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Realeza

06/08/2025 – Cascavel
Campo Bonito, Boa Vista da Aparecida, Iguatu, Braganey, Corbélia e Cascavel

08/08/2025 – Palotina
Altônia, Francisco Alves, Nova Santa Rosa, Maripá, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Guaíra, Terra Roxa e Palotina

12/08/2025 – Lapa
Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro

13/08/2025 – Curitiba
Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Curitiba

GALERIA DE IMAGENS