O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) vai iniciar a partir do dia 29 uma inédita modernização de sua expografia. O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) viabilizada pela Volkswagen no âmbito do programa Paraná Competitivo, vai renovar toda a estrutura expositiva do museu, que contará com novos layouts, espaços interativos, uma sala exclusiva para as ações educativas, além da reativação da biblioteca da instituição.
A obra está prevista para durar cerca de 60 dias e a previsão é que o prédio seja reaberto ao público em novembro deste ano. Durante o período de melhorias, apenas o prédio histórico ficará temporariamente inacessível ao público. O antigo Centro de Triagem, hoje espaço dedicado ao Projeto Cárcere, continuará funcionando normalmente com a exposição "Desse Lado do Muro", além de outros eventos ligados ao projeto.
Da mesma forma, os eventos do Setor Educativo, como “Tons Vizinhos” e “Cine Cerejeira”, continuarão normalmente na programação.
A exposição “Desse Lado do Muro” abrirá em novos horários durante o processo de modernização: terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A mostra tem classificação etária de 16 anos, porém menores podem entrar acompanhados de seus responsáveis.
A participação da Volkswagen está vinculada à política estadual de incentivos fiscais que, além de estimular investimentos produtivos no Paraná, prevê contrapartidas sociais das empresas participantes. A execução da obra será responsabilidade de Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som (AAMIS) e gerenciada pela equipe do MIS-PR.
A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, afirma que a valorização de espaços culturais como o MIS-PR se consolidam também nas renovações. “Com agilidade e objetivos claros, a modernização do MIS resultará em um ambiente confortável para os visitantes e mais apropriado para o equipe interna do museu”, diz.
Para a diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, o projeto só trará benefícios para o prédio histórico. “É necessário de tempos em tempos repensarmos o museu para melhor atender as necessidades do público e da própria equipe responsável pelo espaço. Essa modernização será rápida e objetiva para entregarmos até novembro um ambiente atualizado e mais acessível a todos”, afirma.
PARANÁ COMPETITIVO – Criado em 2011 pelo Governo do Paraná, o programa tem como principal objetivo tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Por meio de benefícios bem estruturados e sustentados por lei, o programa apoia tanto o novo investidor quanto empresas já estabelecidas que promovam a expansão de seus negócios.
O programa já foi responsável por restaurações em outros museus estaduais, como o Museu Paranaense (MUPA), modernizado em 2022 – a primeira ação de reforma e modernização desde que o Museu foi instalado no histórico Palácio São Francisco, há 20 anos.
- Balé Teatro Guaíra conquista crítica dinamarquesa em turnê internacional
- Primavera dos Museus: espaços do Governo têm oficinas e visitas guiadas a partir do dia 22
MIS-PR – Criado em 06 de fevereiro de 1969, é o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do país. Passando por diversos prédios ao longo dos anos, desde 1989 a sede do MIS-PR é o Palácio da Liberdade (Rua Barão do Rio Branco, 395), no Centro de Curitiba. O prédio, construído entre 1870 e 1880 pelo engenheiro italiano Ernesto Guaita, é patrimônio histórico e cultural tombado pelo Estado desde 20 de junho de 1977.
Adquirido pela Fazenda Nacional pouco depois de sua criação, o imóvel foi destinado a ser a primeira sede oficial do Governo do Paraná e também para residência do governador. A partir de então, ficou conhecido como Palácio da Liberdade. Foi sede também da Secretaria de Obras Públicas, Secretaria do Interior e Justiça, Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e, desde 1989, abriga o Museu da Imagem e do Som do Paraná.
Em seus 56 anos de existência, o MIS-PR reúne mais de 3 milhões de itens em acervo, ligados ao audiovisual, fotografia e coleção sonora. Em sua agenda diária estão exposições, atividades educativas, mostras de cinema e diversas visitas guiadas.