Mutirão de Empregos da Juventude tem 285 pré-aprovados para vagas imediatas

Elas agora devem seguir para as próximas etapas do processo seletivo. Mutirão promovido pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e renda reuniu mais de 20 empresas e ofereceu 1.000 vagas.
Publicação
13/08/2025 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

O Mutirão de Empregos da Juventude realizado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, na Agência do Trabalhador de Curitiba, teve 285 candidatos a uma vaga pré-aprovados nas entrevistas conduzidas diretamente pelas empresas. Agora, devem seguir para as próximas etapas dos processos seletivos, como entrevistas técnicas, testes específicos ou exames admissionais.

O mutirão, que movimentou a Agência do Trabalhador, foi voltado a jovens de 16 a 29 anos em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho. Houve a distribuição de 790 senhas. Foram disponibilizadas mais de 1.000 vagas para diversos setores da economia, disponíveis para estágios e programa de Jovem Aprendiz, até posições no regime CLT. A iniciativa contou com a participação de mais de 20 empresas interessadas em contratar de forma imediata.

O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda de Paraná, Do Carmo, destaca a importância da ação, que amplia as oportunidades para a juventude. "Eventos como esse mostram que o Paraná está atento às necessidades dos nossos jovens. Além de oferecer vagas, é preciso criar um ambiente que incentive, qualifique e abra portas para quem está dando os primeiros passos no mercado", afirmou.

Em busca do seu primeiro emprego, Tiago Fibla viu no mutirão a oportunidade que precisava. "Fiquei sabendo que haveria várias vagas, então vi que a chance de conseguir um emprego seria maior", explicou. A principal motivação, segundo ele, foi poder ajudar a família e contribuir para pagar despesas da casa. Ao final do atendimento, Tiago foi pré-aprovado para uma vaga e não escondeu a alegria. “Saio daqui animado e feliz”.

Para Beatriz Denizette, coordenadora da empresa Rede Estágio, o principal desafio dos jovens é transpor a barreira entre a vida estudantil e o primeiro emprego. "O estágio ajuda o jovem a entender qual é o papel do profissional e funciona como um treinamento para a rotina de trabalho", ressaltou. 

BALANÇO – Em todo o Estado já foram realizados, em 2025, mais de 100 mutirões, com 23 mil vagas disponíveis e cerca de 10 mil encaminhamentos para emprego. “As ações reforçam o papel da rede estadual de intermediação como um elo eficaz entre quem busca uma colocação e quem precisa contratar, fortalecendo o mercado de trabalho local e promovendo desenvolvimento social de forma descentralizada”, disse Do Carmo.

Apenas na regional de Curitiba, já foram realizados 27 mutirões, com mais de 17 mil vagas disponibilizadas, mais de 21 mil trabalhadores atendidos e aproximadamente 4.500 encaminhados. A Capital tem sido destaque na promoção de oportunidades diretas para a população, com mutirões temáticos e gerais em diversas áreas da economia.

GALERIA DE IMAGENS