No Japão, Sanepar apresenta exemplo de sucesso sobre gestão do lodo de esgoto

Em evento da Associação Internacional da Água (IWA), em Kyoto, técnico da Companhia demonstrou potencial de reúso do lodo de esgoto como biocombustível. Companhia já conquistou vários reconhecimentos pelo manejo sustentável de lodo de esgoto.
Publicação
28/10/2025 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) marcou presença na 19ª Conferência da International Water Association (IWA), realizada na última semana no Japão, e que reuniu pesquisadores e representantes de empresas de dezenas de países para discutir soluções inovadoras e sustentáveis na área de manejo de lodo de esgoto e economia circular. O tema desta edição, que aconteceu de terça a sexta-feira (21 a 24) foi Gestão do Lodo - Rumo ao ciclo de materiais e à sociedade de baixo carbono.

Na cidade de Kyoto, o técnico químico da Sanepar Murilo Duma, da área de Pesquisa e Inovação, apresentou a especialistas do mundo todo o trabalho “Potencial de reutilização de lodo de esgoto como combustível sustentável”. Ele é fruto do estudo das características energéticas do lodo de esgoto proveniente do processo de secagem térmica utilizado na Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, em Curitiba. Este foi o único trabalho técnico da América do Sul selecionado para a conferência, representando o Brasil.

A excelência na gestão do lodo da Sanepar é mundialmente conhecida. A Companhia já conquistou vários reconhecimentos pelo manejo sustentável de lodo de esgoto, como o Prêmio Nacional de Inovação em Saneamento, em 2022; o Prêmio Melhores do Biogás, em 2024; e o Prêmio Internacional ODS 6 da Organização das Nações Unidas, também em 2024, quando a Companhia foi eleita pela ONU, em evento em Londres, a melhor empresa de saneamento do mundo na universalização do saneamento e gestão sustentável da água.

“Sempre buscamos conhecer tecnologias novas, principalmente as relacionadas à questão do lodo, visando transformar o que é um passivo ambiental em um grande ativo direcionado para a agricultura ou para a produção de combustível sustentável”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. “Mas, também, buscamos levar para fora nossa expertise e nosso modelo, que é exemplo para outras companhias de saneamento”.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Além da participação no evento, esta semana Murilo Duma fez visitas técnicas a algumas das mais de 40 plantas de compostagem hipertermofílica aerada da empresa Kyowa Kako, com quem a Sanepar firmou parceria em novembro de 2024. A parceria é voltada a estudos e desenvolvimento de oportunidade de negócio por meio da biotecnologia japonesa incorporada ao processo de compostagem na ETE Belém, em Curitiba.

A tecnologia, patenteada pela empresa, transforma a matéria orgânica em fertilizante higienizado para ser utilizado na agricultura, por meio de uma fermentação orgânica controlada e usando somente a aeração para que se tenha uma temperatura elevada.

“Foi uma oportunidade ímpar de conhecer e ver de perto diferentes tecnologias empregadas na transformação de lodo de esgoto e de resíduos orgânicos em composto de alta qualidade com propriedades fertilizantes”, disse Duma. “Pude trocar experiência com profissionais japoneses e aprofundar conhecimentos sobre práticas que conciliam eficiência, sustentabilidade e inovação, pilares que também norteiam o trabalho feito por nós, na Sanepar”.

A Sanepar é a primeira empresa com que a Kyowa Kako atua nesse tipo de atividade no Brasil, embora já opere este processo em todas as regiões do Japão e em uma planta nas Filipinas. Com 65 anos de experiência em serviços ambientais na Ásia, a empresa também atua no tratamento de efluentes, chorume de aterros sanitários, além de tratamento de resíduos orgânicos e na agricultura.

SOBRE O EVENTO – A Conferência da IWA sobre Gestão de Lodo é um evento internacional organizado pelo Grupo de Especialistas em Gestão de Lodo (SMSG), vinculado à Associação Internacional da Água (IWA), no qual a Sanepar também tem profissionais participantes. O principal objetivo da conferência é compartilhar os resultados de pesquisas e experiências de pesquisadores e engenheiros de todo o mundo e criar uma plataforma para inovação tecnológica.

Em 2024, Curitiba sediou dois eventos simultâneos da Associação Internacional da Água (IWA): a 17ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e a 9ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS). Foi a primeira vez que os eventos mundiais foram realizados na América Latina.

GALERIA DE IMAGENS