O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (20) o novo eProtocolo, em celebração à abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre 21 e 28 de agosto. A nova versão tem como foco a acessibilidade e a experiência do usuário. O lançamento foi no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), em Curitiba.
O sistema, gerido por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), reúne as movimentações de todos os protocolos online de documentos de órgãos governamentais, acelerando o fluxo de informações e o acesso dos servidores e cidadãos. Esta gestão centralizada permite padronização, rastreabilidade e transparência nos processos eletrônicos dos órgãos do Governo do Estado.
Com suporte técnico contínuo a órgãos e usuários, o eProtocolo contribui para a modernização administrativa e a eficiência da prestação de serviços públicos.
As principais novidades do novo sistema focam em acessibilidade e integração, e foram desenvolvidas com a participação de entidades como o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Governo do Paraná, além de estar em desenvolvimento o cumprimento total de requisitos do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que direciona boas práticas para a política nacional da área.
A reformulação do eProtocolo, inclusive, já é reconhecida nacionalmente, pois se tornou tema de trabalho selecionado para apresentação no Congresso Consad 2025, o maior evento de gestão pública do Brasil, que acontece semana que vem em Brasília.
Para o secretário estadual da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, as mudanças garantem ainda mais a cidadania e facilitam a vida de quem tramita processos via eProtocolo, que deve se tornar, com as atualizações, o sistema de gestão documental mais acessível do Brasil.
“Os sistemas de gestão do Estado estão sempre em atualização, de acordo com as demandas de trabalho e, nesse caso, também da sociedade. Melhorar a acessibilidade e a integração do eProtocolo é aumentar a inclusão e a cidadania que ele ajuda a exercer, porque precisamos garantir o avanço da tecnologia sem excluir nenhum usuário”, afirmou.
FUNCIONALIDADES DO EPROTOCOLO – De acordo com o diretor de Operacionalização para Contratações da Secretaria da Administração e da Previdência, Vinicius de Oliveira Martins, as novidades do eProtocolo trazem ainda mais integridade, eficiência e agilidade na tramitação dos processos eletrônicos. “Além disso, o sistema passa a atender de forma inclusiva e responsável os usuários com deficiência visual”, diz.
Para a atual responsável pela Gestão Centralizada do Sistema eProtocolo, Talita Arantes, as mudanças na plataforma trazem ainda mais inteligência para um sistema que já facilitava a vida de quem tramita processos junto ao Executivo estadual.
“É um trabalho interdisciplinar, com participação de diversos órgãos e entidades, com principal foco de aumentar a acessibilidade. Não só pelo lado normativo, técnico, mas também pelo respeito aos usuários. O eProtocolo tem que garantir autonomia e liberdade para quem trabalha com ele e, especialmente, com essas novidades, às pessoas com deficiência visual, servidores ou cidadãos”, destaca Talita.
São diversas novas funcionalidades que prometem diminuir a carga cognitiva de quem utiliza o eProtocolo:
- Acessibilidade aprimorada: navegação inclusiva, baseada nos padrões W3c, referência mundial nesta área;
- Tela inicial mais limpa;
- Modo noturno: mais contraste entre textos e fundos, gerando mais conforto visual para uso contínuo e auxiliando, também, pessoas com baixa visão;
- Interface responsiva: agora, o eProtocolo é adaptado a qualquer dispositivo, incluindo telefones celulares, que passam a contar com visualização semelhante à de telas maiores;
- Integração com mais de 100 sistemas do Estado;
- Transparência total, que permite rastreamento completo de trâmites e ações;
- Controle de acesso inteligente, por perfil de usuário;
- Filtros avançados de busca: além da melhora na busca, agora o histórico do usuário também fica registrado e ele pode ter acesso aos processos já consultados ou movimentados com menos cliques.
Acesse a página de dúvidas do eProtocolo para encontrar orientações, contatos e suporte técnico.
EM NÚMEROS – O eProtocolo tem mais de 465 mil usuários ativos e já processou mais de 8 milhões de processos digitais, um sistema eficiente com emprego de tecnologia. São 90 órgãos e mais de 100 sistemas integrados, com o registro de 8 mil protocolos por dia. Diariamente, são inseridos 110 mil arquivos, feitos 100 mil downloads,128 mil arquivos individuais baixados, 5 mil assinaturas qualificadas e 50 mil assinaturas simples/avançadas.
PRESENÇAS – Além do secretário Luizão Goulart, também compuseram mesa a controladora-geral do Estado, em substituição, Izabel Cristina Marques; o diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur Júnior; o diretor de Desenvolvimento, Serviços e Inovação da Celepar, Gabriel Torres Filho; o procurador do Estado Daniel Matos Martins; o presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência, Ivã José de Pádua; e a representante da Escola Superior de Advocacia, Patrícia Pellanda.
Também estiveram presentes o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; a diretora-geral da Seap, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; e a diretora da Escola de Governo do Paraná, Aline Albano Justus.