O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), promove nos dias 24 e 25 de novembro o Cuida Mais Paraná: II Encontro Estadual de Gestores de Políticas do Cuidado. O evento é direcionado a gestores públicos e visa fortalecer a implantação de políticas voltadas à equidade de gênero, à igualdade racial e à promoção e cuidado da pessoa idosa, aprimorando a governança, os modelos de trabalho e a oferta de serviços inovadores e inclusivos.
As atividades iniciam às 9h do dia 24, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. No período da tarde, a programação segue no Canal da Música, onde também será realizado o evento durante todo o dia 25. Além de representantes dos municípios paranaenses, o evento terá a presença de gestores públicos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, que vêm ao Paraná para conhecer as políticas públicas de cuidado implantadas no Estado.
Esta é a segunda edição do Cuida Mais Paraná em 2025. Com a participação de 1.500 gestores municipais, a primeira edição ocorreu em março, com dois dias de programação, incluindo palestras e anúncios importantes para área de cuidado da mulher e combate à violência de gênero, como sanção da lei do programa recomeço, o projeto da Casa da Mulher Paranaense e a entrega de 72 veículos para impulsionar as ações voltadas às políticas públicas para mulheres nas cidades.
De acordo com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o encontro reforça o papel do Estado na construção de políticas públicas estruturantes e duradouras.
“O cuidado é uma agenda que permeia todas as áreas da nossa secretaria”, disse. “Reunir gestores de todo o Paraná nos permite alinhar estratégias, fortalecer a rede e avançar na construção de políticas que garantam dignidade, equidade e oportunidades para mulheres, pessoas idosas, na pauta da igualdade racial e para comunidades tradicionais. É um compromisso que estamos transformando em entregas reais para a população”.
ANÚNCIOS – Durante o evento, serão anunciados investimentos nas áreas de atuação da Secretaria. Também será realizada a entrega de 40 ônibus “Cuida Mais Paraná” e 82 carros para municípios que possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPM).
Ainda na programação de anúncios, será lançado o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, voltado à adesão dos municípios à rede global de Cidades e Comunidades Amigáveis, e a apresentação da Bolsa Agente do Saber.
Na área de Igualdade Racial, será feito o primeiro repasse fundo a fundo da história do País, beneficiando 39 municípios por meio do Fundo Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Também será lançado o Programa Municípios Antirracistas, em parceria com o Ministério Público do Paraná e outras instituições.
A pauta do Artesanato contará com uma exposição no piso térreo do Palácio Iguaçu, com peças produzidas por artesãos paranaenses na manhã de 24 de novembro.
PROGRAMAÇÃO – O evento ocorrerá em dois locais. No dia 24, no Palácio Iguaçu, a agenda começa às 9h com recepção e credenciamento. Às 10h, será a entrega de ônibus e veículos, além do anúncio de novos investimentos e programas da Semipi.
No período da tarde, a programação continua no Canal da Música. Às 13h30, participa a secretária Leandre Dal Ponte. Às 14h30, a diretora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Larissa Marsolik, apresenta o Sistema de Governança da Política da Pessoa Idosa, o financiamento da política e o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.
No dia 25, no Canal da Música, a programação inicia às 8h30 com a Diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, com o espetáculo e imersão Griô, que apresenta a sabedoria ancestral e narrativas que compõem a identidade do Paraná, seguido de um talk sobre o Sistema de Governança da Política de Igualdade Racial, as especificidades do estado e a Certificação Município Antirracista. Às 11h, a Coordenação do Artesanato, com Pollyana Medeiros, conduz a programação, seguida do intervalo para almoço das 12h às 13h30.
A tarde começa com a Diretoria de Políticas para Mulheres, conduzida por Mariana Neris, que apresenta a Mesa 1 sobre a política da mulher no Paraná e o direito ao cuidado, com destaque para os programas Recomeço e Casa da Mulher Paranaense. Participam Terezinha Beraldo, Adriana Siuta e Carla K. Aguiar, com mediação de Deise Tokano.
Às 15h20, ocorre a Mesa 2, realizada pela Diretoria da Mulher em parceria com a Unesco e o Instituto Promundo, abordando a década do cuidado, as mudanças sociais e o papel das masculinidades e paternidades na prevenção das violências contra as mulheres. A mesa conta com a participação da gestora da Unesco, Ana Paula Matias, e do diretor-executivo do Instituto Promundo, Miguel Fontes, com mediação de Mariana de Sousa Machado Neris. O evento encerra às 17h.
INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser realizadas neste link. O evento é destinado a gestores municipais e técnicos das políticas da Mulher, Igualdade Racial, Artesanato e Pessoa Idosa, com carga horária de 16 horas e programação presencial nos dias 24 e 25 de novembro, em Curitiba.



