O vice-governador Darci Piana destacou nesta terça-feira (16), na abertura da 3ª edição da ExpoMatcon, maior evento do varejo de material de construção do Paraná, que as obras do Governo do Estado, como a construção de mais de 100 mil moradias pelo programa Casa Fácil Paraná, ajudam a impulsionar a construção civil paranaense, tanto na indústria quanto no varejo.
“O Paraná tem o maior programa habitacional do País, com mais de 100 mil casas sendo construídas em todas as regiões, que junto a outras obras ajudam a desenvolver o setor da construção”, disse Piana. “O comércio de materiais de construção é muito relevante no Estado, gera muitos empregos, também contribuindo com o crescimento da nossa economia”, acrescentou.
A feira é promovida pelo Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista do Paraná (Simaco-PR), em parceria com o Sebrae/PR. Ela acontece de 16 a 18 de setembro, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (RMC), e deve reunir 5 mil lojistas e mais de 120 marcas expositoras.
- Estado investe R$ 116 milhões em helicópteros, fuzis, viaturas e tecnologia para forças de segurança
O setor de material de construção no Paraná mantém crescimento e relevância no cenário nacional. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Anamaco, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referentes a 2024, o Estado registrou 11.641 lojas no ano passado. O aumento foi de 1,13% em relação ao ano anterior, a maior alta entre os estados da região Sul.
O Sul concentra 18,6% das lojas brasileiras do setor, totalizando 29.595 estabelecimentos. Paraná e Rio Grande do Sul respondem juntos por 72,6% desse volume, evidenciando a importância da região para o varejo de material de construção.
“É um setor que tem um futuro promissor, com inovações e qualificação de seus funcionários. Tanto o varejo quanto a indústria da construção civil geram muitos empregos e são responsáveis por um dos maiores PIBs do nosso País”, ressaltou o presidente do Simaco-PR, Adenilson Milani. “Estamos lutando para que nosso futuro seja ainda mais promissor, e o bom desempenho econômico do Paraná contribui para esse futuro”.
- Paraná é um dos três estados a conquistar nota máxima do Tesouro junto com a capital
- Governador anuncia R$ 456 milhões de investimentos da Sanepar para Curitiba
EVENTO – A feira oferece lançamentos de produtos, negociações comerciais e oportunidades de networking. Segundo os organizadores, a expectativa é que a feira gere oportunidades de negócios diretos entre lojistas e fabricantes de todo o país.
Entre os destaques do evento está a Arena do Conhecimento, espaço para demonstração prática de produtos como tintas, impermeabilizantes, ferramentas e sistemas de fixação, permitindo que os visitantes conheçam os diferenciais de cada item diretamente com as equipes técnicas das indústrias.
Além das negociações diretamente com os fornecedores nos estandes, a feira também vai contar com uma rodada de negócios, promovida em parceria com o Sebrae-PR, que terá foco em soluções tecnológicas e estratégicas para as lojas. O objetivo é aproximar lojistas e fornecedores de serviços com propostas específicas para o varejo.
PRESENÇAS – Também acompanharam a solenidade o diretor-técnico do Sebrae-PR, César Reinaldo Risseti; e os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcia Huçulak e Márcio Pacheco.