A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Schinus. O objetivo foi o combate ao tráfico de drogas e homicídios na região do bairro Santa Cândida, em Curitiba, local de atuação do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), unidade pertencente ao 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM). A operação levou à prisão de cinco pessoas e à execução de 15 mandados de busca e apreensão. Entre os detidos, dois já tinham mandados de prisão expedidos pela Justiça.
“Essa operação faz parte de um grande projeto da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná, chamado Cidade Segura, com atuação mais forte em 87 municípios onde havia maior número de homicídios e tráfico de drogas. Na área onde foi realizada a operação temos muitos moradores trabalhadores, mas havia um núcleo de chefia do tráfico, que foi o foco dessa ação. A nossa atuação foi muito bem recebida pela população local por desarticular essa quadrilha e trazer paz agora aos moradores", explica o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná (PCPR) para o recebimento das demandas de polícia judiciária e resultou na apreensão de quatro armas (três pistolas 9 mm e uma espingarda gauge 12), além de 14 kg de maconha, 1kg de cocaína, 452g de haxixe, 160g de crack e um DVR (gravador de imagens) apreendido.
- PCPR e PMPR prendem dois suspeitos de tentativa de roubo a banco em Bocaiúva do Sul
-
Estado envia para Assembleia substitutivo geral que moderniza a carreira da Polícia Penal
"A atuação conjunta entre nossas unidades especializadas e a inteligência policial foram fundamentais para o êxito desta operação. Os resultados afetam diretamente a estrutura das organizações criminosas que atuam na região", enfatizou o coronel Marcelo Roke Favero, comandante do 1º CRPM.
A operação foi estrategicamente planejada para desarticular grupos criminosos e reduzir os índices de criminalidade na área. Cerca de 150 policiais militares estiveram empregados na ação, com o apoio de unidades do 1º CRPM e do Comando de Missões Especiais (CME). Ao todo, foram utilizadas 40 viaturas, incluindo equipes táticas especializadas. Equipes da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC) deram suporte à operação, bem como uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e um drone.
As apreensões e os presos na ação foram encaminhados à 4ª Distrito Policial da Polícia Civil do Paraná (PCPR) para investigação e realização de novas diligências.