A partir desta quarta-feira (23), moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, poderão usufruir dos serviços gratuitos oferecidos pelo Programa Paraná em Ação, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Emissão de documentos, serviços de saúde e orientação jurídica fazem parte das ações oferecidas pelo evento que vai acontecer entre os dias 23, 24 e 25 de julho, das 9h às 17h, no Centro de Esportes e Lazer Max Rosenmann, na Avenida Rui Barbosa, n° 4997.
Para o secretário Valdemar Jorge, o Paraná em Ação é uma ferramenta de promoção da cidadania. “Levamos para perto da população as principais ações do governo. Trabalhadores, idosos, pais e mães podem resolver suas questões e de suas famílias de forma rápida e em um único lugar, sem qualquer custo”, disse.
Testes voluntários de maternidade e paternidade, consultas a vagas de emprego, cadastro habitacional, serviços da Sanepar, da Copel e do Detran-PR e assistência social também fazem parte dos serviços oferecidos. E não só, porque há serviços culturais, palestras para adolescentes e a apresentação dos serviços do Estado.
"Estamos muito felizes em sediar o Paraná em Ação em São José dos Pinhais e agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que só fortalece o atendimento às pessoas”, diz a prefeita Nina Singer. “A descentralização desses atendimentos é fundamental para garantir mais dignidade, inclusão e cuidado com quem mais precisa. Quando o Estado e o Município trabalham juntos, o resultado chega mais rápido e de forma mais efetiva para a população", acrescenta.
- Procon-PR e Procons municipais notificam Senacon sobre débitos automáticos não autorizados
- Governo destina R$ 8 milhões para obras nas 28 unidades socioeducativas do Paraná
DESTAQUES EM PALOTINA – Nos dias 16, 17 e 18, o Paraná em Ação aconteceu em Palotina, no Oeste do Estado, e foram feitos 9.196 atendimentos. O público que compareceu foi estimado em 2.300 pessoas.
Durante a ação, foram realizados 2.150 atendimentos pela Polícia Civil, incluindo registro de Boletins de Ocorrência, interação com a população e distribuição de brindes. Também foram emitidas 892 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e prestados 840 atendimentos na área da Saúde e 661 na Assistência Social.
O Detran fez 631 atendimentos, enquanto a área de habitação municipal contabilizou 595. A Cohapar prestou 471 atendimentos, o programa Nota Paraná, 241, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, 154. A Agência do Trabalhador atendeu 149 pessoas; o Deppen, 141; e o Tribunal Regional Eleitoral, 104. A OAB esteve presente com 97 atendimentos, seguida pela Defensoria Pública, com 62. A organização Cáritas realizou 47 atendimentos, voltados principalmente ao público migrante, e a Copel prestou 45 atendimentos.