PlanificaSUS Paraná qualifica profissionais da Atenção Primária em saúde mental

Processo faz parte de um esforço contínuo de educação permanente em saúde que, somente em 2025, já qualificou mais de 18 mil profissionais participantes do PlanificaSUS Paraná, com o objetivo de proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente à população.
Publicação
18/11/2025 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná intensifica a qualificação de profissionais para o cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS). Este processo faz parte de um esforço contínuo de educação permanente em saúde que, somente em 2025, já qualificou mais de 18 mil profissionais participantes do PlanificaSUS Paraná, com o objetivo de proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente à população.

Assim, o PlanificaSUS Paraná - Saúde Mental na APS tem como principal foco capacitar profissionais não especialistas, incluindo médicos, enfermeiros, entre outros, e agentes comunitários para o manejo de transtornos mentais por uso problemático de álcool e outras drogas, fortalecendo o atendimento na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia descentraliza o atendimento e amplia o acesso ao acompanhamento antes da atenção especializada.

"Trabalhar a saúde mental na Atenção Primária é um compromisso do Governo do Paraná e o PlanificaSUS é uma ferramenta para transformar o dia a dia dos serviços e gerar impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Um dos pilares desta qualificação é a replicação do treinamento para uso do Manual de Intervenções mhGAP (MI-mhGAP), desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como ferramenta técnica que oferece protocolos clínicos e diretrizes no manejo de condições prioritárias de saúde mental por profissionais não especializados, sendo fundamental para ampliar o acesso ao tratamento antes mesmo da atenção especializada.

A formação do MI-mhGAP possui carga horária de 24 horas, dividida em 6 módulos que abordam temas cruciais como depressão e ansiedade; autoagressão e suicídio; psicose; uso abusivo de álcool; e outras queixas significativas em saúde mental.

A sua replicação utiliza metodologias ativas como aulas dialogadas, dramatização, role-play e ferramentas multimídia, e já está em curso em municípios como Teixeira Soares, na 4ª Regional de Saúde, e será expandida para outras cidades ao longo de 2026.

No Paraná, a Sesa já qualificou 160 tutores para multiplicar o treinamento em todas as 22 regiões de saúde. A expectativa é capacitar mais 300 profissionais até 2026 e expandir a metodologia para todos os municípios paranaenses.

EXEMPLO PRÁTICO – Lígia Varela, uma das instrutoras da capacitação em Teixeira Soares, destacou a importância da ferramenta. "O município de Teixeira Soares tem grande satisfação em ser o pioneiro na região e iniciar ainda este ano a replicação do curso do MI-mhGAP. É uma ferramenta muito útil e esperamos que nossos profissionais utilizem o manual no seu dia a dia, podendo beneficiar as pessoas com transtornos mentais, neurológicos, e que usem substâncias de forma abusiva. Nosso primeiro dia ocorreu como esperado, sendo muito satisfatória a participação dos profissionais, com muita troca de informações e discussões relacionadas ao módulo. Esperamos que nos próximos encontros o diálogo continue enriquecedor e de grande contribuição para a formação dos profissionais", afirmou.

A replicação do treinamento acontecerá até o final do ano nos municípios de Guamiranga (4ª RS – Irati) e Reserva (21ª RS – Ivaiporã), e terá continuidade ao longo de 2026. A expectativa é capacitar todos os profissionais de nível superior que atuam na APS do Estado para a utilização do MI-mhGAP. Atualmente, 160 tutores já passaram por este treinamento. A expectativa é qualificar mais 300 profissionais até 2026 e expandir a metodologia para todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná.

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE – O PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS foi anunciado durante o 2º Encontro Saúde em Movimento, em março de 2025, e tem promovido avanços na qualificação das equipes e na integração entre a APS e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, ressalta a importância da estratégia. "A capacitação dos profissionais da Atenção Primária é uma estratégia essencial para descentralizar o cuidado em saúde mental e integrá-lo às demais linhas de cuidado. Com o PlanificaSUS Paraná, estamos garantindo que o cidadão receba um atendimento mais resolutivo e humanizado perto de casa", ponderou.

O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território, se consolidando como destaque nacional na implantação da planificação. Atualmente, 1.482 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 83 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão envolvidos nesse processo de educação permanente.

PLANIFICASUS PARANÁ – O Paraná é destaque nacional do programa ao implementar a metodologia em 100% dos municípios e já qualificou mais de 18 mil profissionais em formações continuadas em saúde. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) do Ministério da Saúde.

A estratégia colabora para que as equipes planejem melhores ações e acompanhem de forma contínua as pessoas visando um atendimento mais organizado, humanizado e resolutivo. O PlanificaSUS Paraná segue se consolidando como uma das principais estratégias para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, promovendo articulação entre a APS e a Atenção Especializada.

GALERIA DE IMAGENS