A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) intensificou a atuação no Litoral do Estado durante a temporada do Verão Maior, com a instalação de um laboratório avançado, novidade desta temporada, equipado para a realização de perícias em drogas, armas e exames médico-legais. A estrutura permite que as análises sejam feitas no próprio local, garantindo mais agilidade na resposta às forças de segurança e à população.
Antes da implantação do laboratório avançado no Litoral, materiais apreendidos, como drogas, eram encaminhados para laboratórios da PCIPR em Curitiba para a realização dos exames periciais. Com a nova estrutura, os procedimentos passam a ser feitos na própria região, reduzindo o tempo de análise e acelerando a emissão dos laudos.
Com o recebimento de drogas apreendidas pelas forças policiais, inicia-se imediatamente a etapa pericial. As substâncias passam por uma série de exames técnicos e científicos para confirmar, com precisão, se o material é entorpecente e qual a sua composição.
Segundo o perito Luiz Fernandes de Moraes Jr, o laboratório avançado conta com equipamentos de ponta que asseguram a confiabilidade dos laudos. “A partir do momento em que as drogas são recebidas pela PCIPR, começa a fase da perícia. Temos aqui um laboratório montado com métodos preliminares e instrumentais, como espectrofotômetros infravermelho e Raman, que permitem confirmar, com exatidão, se o material analisado é droga”, explica.
OUTRAS ÁREAS - Além das análises químicas, o laboratório avançado oferece serviços em outras áreas periciais. A estrutura contempla perícia balística, com tanque de coleta de padrões para exames em armas de fogo, além de laboratório de química forense para a análise de drogas brutas.
Uma das novidades desta temporada é o reforço no atendimento de traumatologia forense, com a presença de peritos médicos para a realização de exames periciais em vítimas de violência. De acordo com o perito Leonel Letner, a ampliação da estrutura fortalece o atendimento durante o período de maior movimento no Litoral. “Neste ano, além das perícias em drogas e armas, contamos com médicos para exames em vítimas de violência doméstica e outros tipos de violência. Isso garante um atendimento mais completo e humanizado à população”, destaca.
O laboratório avançado da PCIPR também está preparado para atender ocorrências como crimes de trânsito, mortes violentas, homicídios, deslizamentos, perícias ambientais e outros eventos que demandem atuação pericial. O objetivo é apoiar todas as forças de segurança e assegurar um serviço rápido e eficiente durante a alta temporada. Para assegurar a cobertura regional, a PCIPR mantém bases de atendimento em Paranaguá, Matinhos e Guaratuba.
Com a estrutura reforçada, a Polícia Científica busca garantir mais agilidade e resposta aos veranistas e aos moradores da região, contribuindo para a resposta integrada das forças públicas durante o Verão Maior Paraná.






