Os portos paranaenses conquistaram nesta terça-feira (11) o primeiro lugar na categoria Logística e Infraestrutura do Prêmio Líderes do Paraná 2025, considerado um dos maiores reconhecimentos do empreendedorismo e da força da economia do Estado. O evento de premiação, promovido pela LIDE Paraná, foi realizado em Curitiba.
O diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira, destacou o trabalho da atual gestão na regularização de contratos de arrendamento e na viabilização de obras e investimentos. “Com essas ações, garantimos portos mais atrativos e competitivos não apenas agora, mas pelos próximos 25 a 30 anos no Paraná”, afirmou.
A Portos do Paraná foi escolhida por meio de votação online. “O prêmio é um reconhecimento público de que estamos no caminho certo para o desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou Vieira.
O prêmio contemplou 16 categorias, abrangendo setores como Indústria, Agronegócio, Inovação, Negócios Imobiliários e Construção, Varejo e outros, além de homenagear grandes empresários que se tornaram referência em gestão, impacto e visão de futuro.
RECONHECIMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS - A Portos do Paraná segue acumulando conquistas em premiações do setor. O mais recente reconhecimento ocorreu em outubro, no Canadá, onde a Autoridade Portuária recebeu três prêmios no AAPA Lighthouse Awards, a mais importante premiação portuária do mundo.
A empresa pública foi premiada com o primeiro lugar na categoria Excelência em Comunicação e Relações Públicas pelas campanhas de comunicação das ações porto-cidade realizadas em 2024 e 2025. Também obteve segundos lugares nas categorias Excelência em Práticas Administrativas e Excelência em Práticas Ambientais.
Em agosto, a Portos do Paraná conquistou pela sexta vez consecutiva o título de melhor gestão portuária no Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP).
Os portos de Paranaguá e Antonina foram os vencedores do Ranking Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), principal categoria da premiação, que avalia 30 indicadores, como eficiência operacional, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade fiscal e transparência de dados.
Em junho, a empresa pública também foi destaque no Congresso AAPA Latam 2025, realizado no Peru, ao receber dois prêmios de Excelência da Indústria Portuária — reconhecimentos considerados o “Oscar dos Portos” nas Américas. A Portos do Paraná foi premiada nas categorias Desempenho e Crescimento Portuário e Desenvolvimento Sustentável.








