Postos fixos do Verão Maior Paraná ultrapassam 1,9 milhão de atendimentos

O balanço considera o período entre 28 de dezembro e 25 de janeiro e engloba atendimentos ativos, passivos e os de serviços prestados pelas secretarias, órgãos estaduais e instituições parceiras que integram o chamado condomínio do programa.
Publicação
27/01/2026 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

Entrando na última semana de atividades dos postos fixos, o Verão Maior Paraná já ultrapassou a marca de 1,9 milhão de atendimentos desde o início da edição 2025/2026. O balanço considera o período entre 28 de dezembro e 25 de janeiro e engloba atendimentos ativos, passivos e os de serviços prestados pelas secretarias, órgãos estaduais e instituições parceiras que integram o chamado condomínio do programa.

Ao todo, foram contabilizados 1.929.624 atendimentos nas quatro semanas de operação. O número reforça a grande adesão da população às ações gratuitas de esporte, lazer, bem-estar e cidadania promovidas pelo Governo do Estado no Litoral e na Costa Noroeste durante a temporada de verão.

Somente na última semana completa de atividades, entre os dias 20 e 25 de janeiro, os postos fixos, ações itinerantes, eventos e serviços dos parceiros somaram 456.815 atendimentos. Desse total, 103.783 foram participantes ativos, 293.916 passivos e 59.116 atendimentos realizados pelas instituições que atuam de forma integrada nas arenas do Verão Maior Paraná.

Entre os postos fixos, Caiobá manteve a liderança em volume de público, com 88.776 atendimentos no período, seguido por Ipanema (26.454) e Guaratuba (26.306). Praia de Leste contabilizou 16.765 atendimentos, enquanto o balneário de Riviera, em Matinhos, registrou 15.291. Também apresentaram fluxo significativo Shangri-lá (11.858) e Paranaguá (11.442). 

Na Costa Noroeste, o Verão Maior Paraná também manteve fluxo constante de público na última semana. Os postos de Porto Maringá, Porto São José e Porto Rico somaram 12.714 atendimentos. 

O secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do programa, Helio Wirbiski, destaca que os números refletem o planejamento da operação. “Estamos entrando na última semana com um resultado extremamente expressivo. São quase dois milhões de atendimentos que mostram como o Verão Maior Paraná se consolidou como uma grande política pública de esporte, lazer e cidadania, integrando serviços, promovendo qualidade de vida e movimentando a economia local”, afirma.

Além das atividades esportivas e recreativas, as arenas contam com serviços ofertados por diversas secretarias e órgãos estaduais, como Desenvolvimento Social e Família, Turismo, Segurança Pública, Trabalho, Qualificação e Renda, Cidades, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Desenvolvimento Sustentável, além de Sanepar, Copel, Detran/PR, Instituto Água e Terra (IAT) e Hospital Erasto Gaertner.

A última semana de funcionamento dos postos fixos, entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro, marca o encerramento das atividades dos acadêmicos e profissionais de educação física, turismo e comunicação no Verão Maior Paraná. Até lá, a programação segue com atividades esportivas, recreativas, ações de bem-estar, serviços públicos e eventos culturais, consolidando mais uma edição histórica do maior programa de verão gratuito do Brasil.

GALERIA DE IMAGENS