Presos fazem primeiras entregas dos trabalhos em escolas e creches em Rio Bonito do Iguaçu

Equipes já concluíram trabalhos na creche Pedacinho do Céu e no CMEI Dona Laura. O trabalho prossegue no Colégio Estadual Ludovica Safraider. Também foi iniciada a retirada de entulhos e a limpeza da prefeitura.
Publicação
16/11/2025 - 09:06

Confira o áudio desta notícia

O trabalho das pessoas privadas de liberdade, com todas as atividades monitoradas pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), tem acelerado as primeiras entregas na recuperação das unidades de ensino afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu. As equipes já concluíram ações essenciais em duas estruturas fundamentais para o atendimento das crianças do município.

Na creche Pedacinho do Céu, foi realizada a limpeza completa interna e externa, com retirada total dos escombros deixados pelo desastre. Já no CMEI Dona Laura, os custodiados finalizaram a limpeza interna e externa e também concluíram o trabalho de cobertura do prédio, garantindo proteção imediata contra as chuvas e permitindo o avanço do levantamento técnico das estruturas.

Além das entregas já realizadas, as equipes continuam trabalhando no Colégio Estadual Ludovica Safraider, a estrutura mais danificada, onde executam a remoção dos resíduos remanescentes para liberar a área para reconstrução.

AMPLIAÇÃO DO EFETIVO - O Governo do Paraná quadruplicou o número de presos atuando na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu após o tornado que atingiu o município do Centro-Sul do Paraná. Atualmente, 46 custodiados trabalham na recuperação de colégios estaduais, creches, APAE e no destacamento da Polícia Militar do Paraná (PMPR), com previsão de chegar a quase 60 nos próximos dias.

Parte desse apenados (24) integra o Programa Mãos Amigas, iniciativa voltada à reinserção social por meio de serviços de manutenção e reparos em unidades escolares, composta por pessoas privadas de liberdade selecionadas pelo bom comportamento e acompanhadas por policiais penais.

Outra parte não integra o programa. São presos oriundos de canteiros de trabalho da PPPR e de empresas terceirizadas conveniadas ao sistema penitenciário. Esse grupo está na etapa final do cumprimento da pena e, além de contribuir com a reconstrução do município, tem direito à remição de parte do tempo a cumprir, além de receber auxílio financeiro pelo trabalho desempenhado.

PIONEIRO - O Paraná é pioneiro no uso de trabalho prisional na manutenção dos colégios estaduais. Pelo programa, a cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena. Somente em 2025, 427 unidades escolares já foram atendidas, com mais de 2 mil serviços realizados.

AVANÇOS – Neste sábado (15),  12 custodiados iniciaram a retirada de entulhos e a limpeza da prefeitura. Já a partir deste domingo, terão início também os trabalhos de reparo do teto, do forro e das demais áreas afetadas do prédio público, ampliando o alcance das ações de recuperação realizadas pelas equipes monitoradas pela PPPR.

INVESTIMENTO - Para agilizar as ações emergenciais, o Governo do Estado destinou R$ 50 mil ao Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos e R$ 25 mil ao Colégio Estadual Ludovica Safraider, via Fundo Rotativo. Engenheiros do Fundepar e técnicos do Núcleo Regional de Educação seguem com o levantamento dos danos, etapa que depende da finalização das limpezas para avaliação completa e contratação emergencial das obras

GALERIA DE IMAGENS