Programa Arte para Maiores terá oficina e visita mediada na mostra "Teia à Toa"

A atividade será conduzida pela equipe do Educativo MON, em dois encontros, nos dias 2 e 9 de setembro, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do Museu. No dia 16 de setembro, às 14h, será realizada uma videoconferência com Barrão e Luiza Mello, curadora da mostra, para aprofundar a produção do artista nos últimos 20 anos,
Publicação
28/08/2025 - 09:50
Editoria

O programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer, voltado ao público maior de 60 anos, promove no mês de setembro atividades inspiradas na mostra “Teia à Toa”, do artista carioca Barrão, em cartaz na Sala 3. Haverá visita mediada pela exposição e oficina artística, na qual os participantes poderão explorar as linguagens e o processo criativo a partir das obras. As ações incluem também uma videoconferência.

A atividade será conduzida pela equipe do Educativo MON, em dois encontros, nos dias 2 e 9 de setembro, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do Museu.

No dia 16 de setembro, às 14h, será realizada uma videoconferência com Barrão e Luiza Mello, curadora da mostra, para aprofundar a produção do artista nos últimos 20 anos, ao reaproveitar objetos do cotidiano, dando-lhe novos significados.

Para participar das atividades, é necessária a inscrição por meio de formulário. O público com mais de 60 anos tem entrada gratuita no Museu.

A mostra “Teia à Toa” reúne aproximadamente 70 obras em cerâmicas multicoloridas, esculturas monocromáticas em resina e bronze, aquarelas e instalações. É a primeira exposição individual do artista em Curitiba.

PROGRAMA – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público com mais de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

SOBRE OS CONVIDADOS – Barrão (Rio de Janeiro/RJ, 1959) é um desenhista, pintor, escultor e artista multimídia autodidata, conhecido por sua produção marcada pela bricolagem, reaproveitando objetos do cotidiano para criar composições inusitadas, expansivas e bem-humoradas. Seus trabalhos integram acervos de instituições como o MAM-SP e a Pinacoteca de São Paulo.

Luiza Mello é formada em História pela USP e História da Arte pela Sorbonne (Paris I), possui pós-graduação em História da Arte e Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio. Desde 2000, atua como produtora-executiva e curadora de exposições de arte contemporânea. Já curou mostras em espaços como a House for Contemporary Culture, na Holanda, no Jacarandá, no Rio de Janeiro, e na Art Berlin, na Alemanha, entre outros.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Arte para Maiores Setembro – Teia à Toa

Visita mediada e oficina

2 e 9 de setembro

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Público: Maiores de 60 anos

Videoconferência

16 de setembro

Das 14h às 15h30

Online

Link para inscrição: https://bit.ly/APMSetembro2025

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

GALERIA DE IMAGENS