Programa Parceiro da Escola promove quase 4 mil melhorias no primeiro semestre

Entre as melhorias estão 200 pinturas de salas de aula, 872 vidros trocados, 20 cabines de banheiros reformadas, 145 portas e 2.017 lâmpadas trocadas, e compra de 213 ventiladores, 33 aparelhos de ar-condicionado e oito freezers. Também foram entregues uniformes aos alunos.
Publicação
15/08/2025 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O programa Parceiro da Escola fez uma verdadeira revolução em 82 colégios da rede estadual de ensino. De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Educação junto da Apogeu, Tom Educação e Impulso, nos primeiros 100 dias do semestre, foram desenvolvidas 3.740 intervenções estruturais, entre reformas, compra de equipamentos e pinturas, o que equivale a uma média de quase 40 serviços por dia/letivo. As mudanças refletem diariamente no bem-estar de estudantes, professores, servidores, e de toda a comunidade escolar

Entre as melhorias estão 200 pinturas de salas de aula, 872 vidros trocados, 20 cabines de banheiros reformadas, 145 portas e 2.017 lâmpadas trocadas, e compra de 213 ventiladores, 33 aparelhos de ar-condicionado e oito freezers. Também foram entregues uniformes aos alunos.

O Parceiro da Escola é fruto de uma lei estadual criada em 2024 após o sucesso de um projeto-piloto desenvolvido em duas escolas estaduais em Curitiba e São José dos Pinhais. A atuação das empresas parceiras especializadas em educação ocorre no âmbito administrativo, em áreas como limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte, deixando a cargo dos diretores a gestão pedagógica, acompanhamento do trabalho dos professores e do desempenho dos alunos, e contato com a comunidade escolar..

As 82 unidades do Parceiro da Escola estão distribuídas em Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

“Estes números demonstram que o programa está no caminho certo”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “As melhorias estruturais, o apoio e a eficiência na gestão são reflexos de um modelo que coloca o aluno no centro da política pública. Selecionamos escolas que precisavam de apoio e já estamos colhendo bons frutos das parcerias". 

Para as áreas de Pensamento Computacional e Programação, o programa promoveu a modernização dos laboratórios de informática, com reformas estruturais e aquisição de equipamentos, totalizando outras 300 ações tecnológicas em um semestre letivo. 

EXEMPLOS – Nos seis colégios que integram o Parceiro da Escola na região de Londrina, no Norte do Estado (Dom Geraldo Fernandes, em Cambé; Jardim San Rafael, em Ibiporã, Kazuco Ohara, Nossa Senhora de Lourdes; Professora Ubedulha Oliveira e Willie Davids, em Londrina), foram pintados mais de 15 mil metros quadrados de áreas comuns, como quadras, pátios, banheiros, além  da revitalização de centenas de salas de aula.

No Willie Davids, que tem como gestora administrativa a empresa Tom Educação, as melhorias estruturais executadas tiveram início com 2 mil metros de pintura da fachada, das salas e corredores, passando pela manutenção de bebedouros, reforma da quadra poliesportiva, troca de portas e ralos e instalação de uma cobertura de uma passarela. 

Nesse colégio e no Dom Geraldo Fernandes, em Cambé, o que mais chama a atenção são os imensos painéis de grafite nos pátios, com ilustrações que representam alguns dos símbolos do Paraná, entre eles, a árvore-mãe, a araucária. É um estímulo à identidade cultural e ao pertencimento dos alunos.  

A diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, Vanessa Valero, diz que já percebe o impacto direto das mudanças na escola. "Além de todo o suporte para não termos mais aulas vagas, essas adequações estão transformando o ambiente e isso está sendo extremamente importante no processo de ensino e aprendizagem”, observa. “A revitalização da nossa quadra coberta, que está bem caprichada, está incentivando os nossos estudantes a participar ainda mais das atividades físicas”.  

No Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, na região Central do Paraná, onde o grupo Apogeu responde por quatro colégios estaduais (Antônio Tupy Pinheiro, Liane Marta da Costa, Cristo Rei e Francisco Carneiro Martins), os planos de ação foram construídos em conjunto com a comunidade escolar. O resultado se reverteu em refeitórios renovados, espaços de convivência dos alunos mais agradáveis e ambientes como halls de entrada mais claros e bonitos. As mudanças agradaram também aos professores, que tiveram salas reformadas com trocas de mobiliário.

De acordo com a pedagoga Rosicleia Vach de Goes, a nova infraestrutura melhorou o ambiente escolar e está fazendo aumentar a frequência e permanência dos estudantes na instituição. “A escola está em constante aprimoramento, com foco na igualdade, segurança e pertencimento dos alunos. Eu acredito que as melhorias foram fundamentais para isso. Destaco a entrega de uniformes, o projeto Zero Aulas Vagas, atividades extracurriculares com apoio financeiro, reforço na segurança, e, claro, todas as reformas”, justifica. 

No Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, de Apucarana, o segundo semestre também chegou recheado de  novidades proporcionadas pela Tom Educação: está em andamento a implantação da Sala Vip, um ambiente acolhedor e estimulante que contará com mesas de ping-pong e almofadas para os estudantes descansarem. Mas não vale para todos. Somente os alunos que atingirem 100% de presença.

“Essa foi um ótima forma encontrada para o desenvolvimento de vínculo e identidade com a instituição de ensino e de prevenção ao abandono escolar”, comemora a diretora Rosana Cavalheiro Ortiz. As adequações na escola ainda incluem ainda a troca de 500 lâmpadas, 100 vidros, pintura no portal de entrada e uma revitalização da biblioteca com área de estudos ampliada.

Diretora do Colégio Estadual Dom Orione, em Curitiba, Ana Veiga também celebra os avanços proporcionados em parceria com a empresa Impulso. "Para a escola, o programa foi uma grande conquista. Está acontecendo uma parceria real entre a equipe escolar, a empresa e a comunidade. Além da parte estrutural, temos tido apoio no atendimento pedagógico junto aos nossos estudantes”, comemora. O colégio recebeu uma nova quadra de vôlei, a fachada foi revitalizada e quase todas as salas e espaços comuns ganharam pinturas novas.

Programa Parceiro da Escola revitaliza e transforma espaços em escolas estaduais no Paraná
Foto: SEED-PR


INCENTIVO PEDAGÓGICO – Todo esse apoio serviu para que professores dediquem mais tempo em novidades pedagógicas. Em Londrina, o projeto “Rota do Saeb”, por exemplo, foi viabilizado pela parceria. A ação consiste em um incentivo ao atingimento de metas como frequência escolar e participação em avaliações de preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.

Os alunos participantes recebem um "passaporte", que vai sendo atualizado conforme a realização das atividades e o cumprimento das metas. Ao final do ano, o estudante que tiver mais carimbos no documento será premiado com um notebook.

“É uma iniciativa que transforma o aprendizado do nosso estudante. A cada conquista, seja a nota de um simulado, a participação nos recursos educacionais digitais ou a frequência escolar, o aluno vai ganhando milhas. Foi um projeto pensado e planejado pela nossa pedagógica, mas só está sendo possível graças ao subsídio da nossa parceira”, frisa a diretora do colégio, Vanessa Moreira.

APROVAÇÃO – Os resultados do programa também se refletem na percepção das famílias. Segundo pesquisa realizada pelo instituto Radar Inteligência, mais de 86% dos pais e responsáveis aprovaram as mudanças realizadas ao longo do primeiro semestre de implantação do programa. Além disso, 84,2% recomendariam o modelo a outros pais e responsáveis, e 92,2% afirmam perceber que há cuidado da escola com seus filhos.

A pesquisa foi conduzida durante o mês de junho com 2.002 pais e responsáveis de escolas participantes em 15 Núcleos Regionais de Educação do Paraná, com o objetivo de mensurar os resultados desde o início da iniciativa.

GALERIA DE IMAGENS