Programa socioambiental: Sanepar inicia visitas em 2 mil imóveis de Paiçandu

Abordagens de orientação serão feitas por técnicos a serviço da Companhia. Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar terá ações como curso de hidráulica para mulheres, oficina de sabão ecológico e de plantas, entre outras atividades para a população.
Publicação
04/07/2025 - 16:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma série de ações voltadas à comunidade, dentro do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar, começa a ocorrer no município de Paiçandu, no Noroeste do Estado. A primeira delas é a Abordagem Domiciliar de Sensibilização Ambiental. As visitas domiciliares, que começam a ser feitas na segunda-feira (07), devem atingir 2 mil imóveis de todas as regiões da cidade, ao longo dos próximos seis meses.

O trabalho será feito pela empresa prestadora de serviços LW Pires, e os funcionários estarão devidamente uniformizados, portando crachá e com veículo identificado ‘A serviço da Sanepar’.

“Em hipótese alguma os agentes solicitam informações e dados pessoais do cliente ou qualquer tipo de pagamento. Caso o cliente identifique alguma situação que pareça suspeita, deve entrar em contato imediatamente com a Sanepar para informar”, orienta a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Andrea Cristina Fontes Silva. Nesta quinta-feira (03) a equipe de campo que fará as visitas participou de treinamento promovido pela Sanepar para a atividade.

Além das abordagens diretas nos imóveis, integram o Programa de Intervenção Socioambiental da Sanepar três reuniões comunitárias com a população, Capacitação de Facilitadores em Saneamento, curso de Padrões Técnicos de Ligações Prediais Hidrossanitárias, Oficina de Sabão Ecológico, Oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e Plantas Medicinais, e o Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, que serão desenvolvidas em Paiçandu ao longo dos próximos meses.

PROGRAMAÇÃO – A Capacitação para Facilitadores em Saneamento será ofertada a profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), agentes de saúde e de endemias, professores, entre outros potenciais facilitadores, para que se tornem multiplicadores em saneamento. A oficina de sabão ecológico com reaproveitamento de óleo de cozinha usado é voltada a toda a comunidade, e deve ocorrer no dia 22 de agosto.

O curso de Padrões Técnicos de Ligações Prediais Hidrossanitárias será voltado ao público feminino, direcionado para reparos hidráulicos. “Ciente da sua responsabilidade social, a Sanepar atua no fortalecimento da independência das mulheres no lar e fora dele, incentivando-as. Tanto a oficina de sabão quanto o curso de manutenção hidráulica são, ainda, uma possibilidade de renda extra, de trabalho”, destaca Andrea. Este curso deve ocorrer no dia 9 de outubro. As demais ações previstas ainda terão as datas de inscrição e de realização marcadas e divulgadas com antecedência.

INICIATIVA PREMIADA – O programa é mais uma iniciativa da Sanepar reconhecida e inédita nos moldes em que ele é aplicado. Em abril deste ano, a Companhia recebeu, pelo programa, o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Educação Ambiental. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, este é o mais importante reconhecimento do país do segmento empresarial na área socioambiental. A premiação, realizada há 31 anos, destaca e divulga iniciativas de conservação dos recursos naturais e de desenvolvimento da consciência ambiental.

GALERIA DE IMAGENS